A administradora e incorporadora de shopping centers Sonae Sierra Brasil apresentou lucro líquido de R$ 112,5 milhões atribuível aos proprietários da controladora no segundo trimestre de 2013, aumento de 6,1% na comparação com o segundo trimestre do ano passado. No primeiro semestre, o lucro líquido chegou a R$ 131,8 milhões, acréscimo de 2,9% sobre o mesmo período de 2012.
A receita líquida totalizou R$ 65,7 milhões no segundo trimestre, aumento de 0,6% em comparação com o mesmo período de 2012, mesmo após a venda de 3 ativos no quarto trimestre de 2012. No primeiro semestre deste ano, a receita líquida totalizou R$ 130,4 milhões, um acréscimo de 7,0% perante o primeiro semestre de 2012.
O lucro operacional antes do resultado financeiro, depreciação e amortização (da sigla em inglês Ebitda) ajustado totalizou R$ 49,9 milhões no segundo trimestre. A margem Ebitda ajustada atingiu 76,0% no trimestre. No acumulado dos seis primeiros meses de 2013, o Ebitda ajustado teve um aumento de 8,6%, alcançando R$ 99,7 milhões.
As vendas nas 'mesmas lojas' - abertas a mais de 12 meses - cresceram 4,4%. E os shoppings continuaram a registrar um forte crescimento no aluguel nas mesmas lojas, com uma média de 10,8%. A taxa de ocupação do portfólio era de 94,7% ao final do trimestre. Excluindo-se os recém-inaugurados: Uberlândia Shopping e Boulevard Londrina Shopping, a taxa de ocupação foi de 97,4%.
A construção da nova operação, o Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, continua dentro do cronograma e com inauguração prevista para o quarto trimestre de 2013. Em 25 de junho foi celebrada a cerimônia de entrega de chaves do Passeio das Águas, com ampla aceitação dentre os futuros lojistas do shopping.
O Franca Shopping, Manauara Shopping e Shopping Campo Limpo continuaram com crescimentos em vendas acima de dois dígitos no 2T13, juntamente com forte desempenho do Uberlândia Shopping. A sólida performance do Franca Shopping e Shopping Campo Limpo deve-se principalmente a suas recentes expansões e renovações. O desempenho do Manauara Shopping reafirmou mais uma vez sua condição de shopping dominante na cidade de Manaus. Por sua vez, o crescimento de vendas do Uberlândia Shopping foi forte, natural para o processo de ramp up de um novo shopping.
Veículo: DCI