A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revisou de 4,5% para 4% sua expectativa de crescimento das vendas no varejo em 2013. O aumento dos juros básicos e a inflação vão influenciar negativamente i o resultado, segundo o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior.
Essa previsão pode cair ainda mais se houver aumento no preço do combustível até o fim do ano ou se os próximos dados de e emprego no País forem "ruins". No início do ano, a expectativa da entidade era que a atividade do comércio varejista crescesse em 2013.
As vendas no varejo caíram 0,62% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a julho, houve aumento de 0,8%.
Pellizzaro diz que o fomento das vendas via aumento do crédito vem perdendo força, já que o brasileiro vem organizando o orçamento doméstico. "Isso permitirá que, retomado o crescimento, seja em base firme."
A inadimplênciano comércio varejista cresceu 0,72% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com julho, a inadimplência avançou 1,34%. No acumulado dos primeiros oito meses de 2013, a inadimplência cresceu 4,64%.
Desvio - Pellizzaro afirma que as empresas que desrespeitaram as regras do programa Minha Casa Melhor a legaram "desconhecimento da regra". "Não constatamos em redes médias ou grandes o descumprimento das regras", afirmou Pellizzaro. A CNDL enviou nota aos associados para esclarecer as regras.
O Estado informou nesta semana que beneficiários do programa habitacional Minha Casa Minha Vida driblaram as regras rígidas impostas pelo governo nessa linha de financiamento e compraram produtos não contemplados na cesta determinada pela equipe econômica ou cujos preços extrapolam o limite estabelecido para cada item.
Veículo: O Estado de S. Paulo