As vendas da indústria de brinquedos devem crescer 20% neste Dia das Crianças, levando o setor a encerrar o ano com aumento de 12%. Com isso, os fabricantes esperam recuperar parte do terreno perdido para os importados, terminando 2013 com uma média de 55% de brinquedos nacionais, ante os 40% registrados em 2012, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).
Conforme o presidente da entidade, Synésio Batista da Costa, a alta do dólar seria um dos principais motivadores desta mudança no mercado nacional.
"Entre as metas da indústria para este ano estão o aumento da escala econômica, a retomada de 10% do mercado dos importados ajudado pela alta do dólar e a redução de 2% nos preços dos brinquedos", explica Batista.
Dessa forma, a indústria brasileira de brinquedos pode fechar o ano de 2013 com um faturamento de, aproximadamente, R$ 4,3 bilhões em vendas ao varejo ante R$ 3,8 bilhões somados no mesmo período do ano passado.
"Dependemos das vendas realizadas agora para manter a projeção de 12% de crescimento do setor neste ano. Estamos animados. Mais de 1.200 brinquedos foram lançados para esta data", reforça o presidente da Abrinq.
As fabricantes nacionais Estrela e Yellow, por exemplo, estão entre as marcas de brinquedos que já alcançaram bons resultados com a proximidade do Dia das Crianças.
Neste ano, a Estrela lançará cerca de 239 produtos, sendo que 100 deles foram guardados especialmente para esta data. "Anualmente, renovamos 60% da nossa coleção, pois as crianças estão cada vez mais ávidas por novidades", explica o diretor de marketing da Brinquedos Estrela, Aires Leal Fernandes.
Segundo o executivo, a chegada da data comemorativa aumentou em 15% as vendas da marca ante o mesmo período de 2012. O crescimento anual da empresa pode chegar a 20% neste ano, mas, dependerá das vendas realizadas pelo varejo agora e das encomendas para o Natal.
Entre as novidades trazidas pela marca em 2013 estão brinquedos como Lara Cresce Cabelo e Sofia Hair Studio. O primeiro permite que o cabelo da boneca cresça até 30 cm com um leve puxão no centro da cabeça, enquanto o segundo traz o busto de uma boneca em cima de um lavatório de salão de cabeleireiro, com chuveirinho que esguicha água.
Os preços variam, respectivamente, de R$ 139,90 a R$ 149,90. "Não conseguimos diminuir os preços, mas também não repassamos a alta que tivemos com algumas commodities como os produtos advindos do petróleo. Resolvemos manter os valores, pois o mercado não está receptivo a aumentos nos preços".
Já a Yellow obteve um crescimento de 25% nas encomendas destinadas para o Dia das Crianças deste ano ante o mesmo período de 2012.
No ano passado, a companhia nacional registrou um crescimento de aproximadamente 20%, e neste ano, pretende chegar a marca de 25%, mesma taxa somada com as vendas destinadas ao Dia das Crianças deste ano.
Entre as novidades elaboradas para este período estão novos itens na linha da Galinha Pintadinha - como a Galinha Divertida, que permite a retirada de penas do animal - e na linha dos Aviões, licenciamento do filme projetado pela Disney - como o lançador de aviões. Além disso, a Yellow também coloca no mercado o karaokê das princesas.
"Observamos um movimento muito irregular no primeiro semestre, mas o desempenho da Yellow ficou acima do mercado. Também descobrimos, neste ano, novos espaços de atuação no Norte e Nordeste, somando bons resultados no Mato Grosso e no Pará", explica o diretor comercial da Yellow, Junior Muzilli.
No ano passado, a companhia também tomou a decisão de tornar seus preços mais atrativos, passando a atender as classes B e C. "Notamos que nosso preço médio deveria ser entre 10% a 20% menor do que estávamos ofertando. Por isso, criamos produtos que atendessem essa faixa mais acessível. Hoje, 70% da nossa linha está abaixo de R$ 99 e os outros 30% abaixo de R$ 199", diz.
Expansão
Outros setores da indústria nacional também aproveitam a chegada do Dia das Crianças para ampliar suas vendas. É o caso da marca de calçados infantis Kidy e da marca têxtil de cama, mesa e banho infantil Incomfral.
Segundo o gestor comercial da Kidy, Rodrigo Ribeiro, a companhia somou um crescimento de 15% com as encomendas fechadas para a data. "Nossa estratégia é colocar um brinde junto com o presente. Por exemplo, temos um tênis que vem com uma bola. Aproveitamos como gancho a chegada da Copa do Mundo", diz.
Já a Incomfral contabilizou um aumento de 30% nas vendas realizadas com a chegada do Dia das Crianças. Neste ano, a marca projeta um crescimento anual de 15% ante 2012. "Para o Dia das Crianças apostamos no lançamento de novos itens nas linhas Neymar Jr. e Turma da Mônica. Além disso, fizemos ações promocionais com nossos clientes", ressalta o gerente de marketing da Inconfral, Samuel Mourão.
Veículo: DCI