Os gastos com presentes para o Dia da Criança, que acontece no dia 12/10, deverão movimentar cerca de R$ 51 milhões na região do Grande ABC. Esta é uma das conclusões da Pesquisa de Intenção de Compra - Dia da Criança 2013, realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo. A pesquisa completa: www.metodista.br/observatorio-economico/publicacoes/pesquisa-de-intencao-de-compras-dia-das-criancas-2013.
Isso significa um aumento de R$ 6 milhões em relação ao ano passado, quando a pesquisa apontou uma expectativa de movimentação de R$ 45 milhões. Para efeito de comparação, considerando a inflação acumulada nos últimos 12 meses de aproximadamente 6,5%, o mercado do Grande ABC deve crescer em torno de 6% em relação ao Dia da Criança de 2012.
De acordo com os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 137,40. Já o valor total que os consumidores pretendem gastar com presentes neste Dia da Criança é de R$ 255,09. Em comparação ao ano passado, o preço médio apresentou um aumento real de 12%, e os gastos totais planejados 20%.
Com relação ao nível de renda, 60,2% dos entrevistados revelaram ter renda familiar até 5 salários mínimos (R$ 3.390). Entretanto, a maior concentração está entre 5 e 10 salários mínimos (entre R$ 3.390 e R$ 6.780). A disponibilidade de renda familiar mostrou ser um importante determinante das escolhas dos consumidores, influenciando as decisões referentes ao tipo de comércio, o preço, até a disposição em gastar.
Os principais presentes deverão ser bonecas (36,3%) e vestuário (17,2%) para as meninas e vestuário (21,9%) e carros e aviões de controle remoto (11,4%) para os meninos. O principal meio de pagamento utilizado nas compras deverá ser o dinheiro (40,1%), seguido pelo cartão de débito (31,1%) e de crédito (26,7%). Isso significa que aproximadamente 71,2% dos consumidores revelaram preferir realizar o pagamento à vista, apontando uma elevação em relação a 2012 e queda no pagamento com cartão de crédito.
Em relação à mobilidade, 23,8% dos consumidores tende a realizar as compras em um município diferente do que reside. Os principais estabelecimentos apontados foram os shoppings (39,1%) e o comércio formal do centro das cidades (31,6%). Santo André lidera como local preferido das compras, com 23,2%.
Veículo: DCI