Considerada a penúltima grande data comemorativa para mobilizar o comércio, o Dia da Criança deve movimentar R$ 51 milhões no Grande ABC neste ano e Santo André, principal polo de consumo frente às sete cidades, é preferida por 23,2% dos consumidores. São dados da Pesquisa de Intenção de Compra produzida pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com as associações comerciais da região.
O resultado positivo aponta ainda, em relação à mobilidade dos consumidores, que moradores de Ribeirão Pires (31,5%), São Bernardo do Campo (11%) e Mauá (15.3%) declararam que realizarão suas compras em Santo André. Entre os fatores que podem explicar o fenômeno, está a ampliação e solidificação dos empreendimentos comerciais, criadores de novos atrativos aos consumidores. Dos moradores da cidade, só 4,3% dos entrevistados escolheram S. Bernardo para compras.
"Recebemos a análise de maneira muito positiva, uma vez que reforça o potencial do comércio de Santo André, que, devido à sua qualidade e localização estratégica, retém grande parte dos consumidores na própria cidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico de diferentes setores", aponta a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho, Oswana Fameli.
A Fecomércio de São Paulo, com base em suas pesquisas e análises sobre o comportamento do consumidor, aponta que cerca de 375 mil famílias do Grande ABC comprarão presentes. A média de gasto projetada por presente - R$ 137,40 -, revela aumento em comparação com 2012, quando os consumidores estavam dispostos a pagar R$ 115,20, crescimento real de aproximadamente 12%.
As pesquisas de intenções de compras do Grande ABC têm como principal objetivo analisar o comportamento dos consumidores da região, que compõe o quinto maior mercado consumidor do Brasil. Em todas as grandes datas comemorativas, além de detalhar o comportamento do consumidor, também é avaliada a movimentação financeira promovida pelo comportamento de consumo. "A expectativa é de crescimento das vendas de aproximadamente 6% em relação a 2012", diz o professor de economia e coordenador da pesquisa Sandro Renato Maskio.
Veículo: DCI