IDV estima que as vendas reais subam 7,5% em 2013, mas podem até superar os 8,4% de 2012
O varejo brasileiro pode surpreender e encerrar o ano com crescimento superior ao de 2012, disse o presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Flávio Rocha, nos bastidores de um evento ontem.
O IDV estima que as vendas reais subam 7,5% em 2013. Mas, segundo Rocha, também presidente da varejista de moda Riachuelo, da Guararapes, esse número pode até superar os 8,4% de crescimento de 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), caso o desempenho do setor surpreenda em dezembro.
“Dezembro do ano passado foi ruim”,afirmou Rocha,acrescentando que a permanência das variáveis que injetaram ânimo ao setor durante o terceiro trimestre devem continuar impulsionando as vendas.
Em agosto, lembrou, a massa salarial aumentou, o índice de confiança do consumidor subiu e o nível de desemprego caiu.
Segundo ele, o Índice Antecedente de Vendas do IDV estima alta de 7,5% nas vendas de outubro e 7,4% em novembro, na comparação com os mesmos meses de 2012.
Em julho, as vendas do varejo calculadas pelo IBGE surpreenderam com avanço de 6%, próximo ao aumento esperado pelo IDV. No acumulado do primeiro semestre, o crescimento foi de 3%.
Veículo: Brasil Econômico