Malls prepararam programação especial para atrair o público infantil e os pais, inclusive no feriado.
Nesta semana os shopping centers de Belo Horizonte começam a ser povoados por personagens infantis e a oferecer uma série de atividades para as crianças e seus pais, de olho no dia 12 de outubro. A expectativa é de que as vendas aumentem em torno de 10% e o fluxo de visitantes deve crescer até 8% em alguns malls, aumentando o movimento nos cinemas e praças de alimentação, já que a semana será também de feriado escolar.
A previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é de que o Dia das Crianças movimente entre R$ 2,21 bilhões e R$ 2,24 bilhões no setor de comércio e serviços da cidade, boa parte nos centros de compras.
Segundo o gerente de Marketing do Minas Shopping, Renan Fernando Souza, a previsão é de que o shopping tenha um aumento de 8% no fluxo de clientes e de 12% nas vendas em comparação ao ano passado. Para marcar a data e atrair o público foram investidos cerca de R$ 200 mil em ações voltadas para a família. O tema escolhido foram os jogos de videogame, desde o mais antigos - para agradar os pais - até os lançamentos mais recentes. Além dos games, haverá uma área de recreação com atividades de desenho, pintura e escultura em massa.
O Diamond Mall aposta na literatura infantil para incrementar os negócios. Para isso investiu R$ 50 mil na montagem de uma exposição e vai organizar outras atividades relacionadas ao universo de autores nacionais e internacionais, como Andersen, Irmãos Grimm, Perraut, Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Ziraldo, Monteiro Lobato e Alaíde Lisboa. A expectativa, segundo a gerente de Marketing do Diamond, Flavia Louzada, é que o fluxo de pessoas no shopping aumente 3% e as vendas, 9%.
Circulação - O Boulevard Shopping já percebe um aumento na circulação de clientes pelos corredores. A expectativa é que o Dia das Crianças represente um incremento de 14% nas vendas e de 6% no fluxo de visitantes no fim de semana do dia 12 de outubro. O Boulevard preparou uma programação com atrações lúdicas e interativas, entre os dias 12 e 15, que inclui brincadeiras e oficinas como Camarim Show, espetáculo com mágico ilusionista, oficina de balangandã, esculturas de balão e brincando de massinha.
As previsões também são otimistas no Itaú Power Shopping, em Contagem, onde são aguardadas mais de quatro mil crianças no parquinho que tem como tema o filme "Tá Chovendo Hambúrguer II", que funcionará de 10 a 27 de outubro. A gerente de Marketing, Renata Guimarães, disse que "ainda não foram feitos cálculos de aumento de vendas, mas o fluxo de clientes deve subir de 2% a 5%". A estratégia do mall é oferecer meia hora de diversão gratuita para as crianças a cada R$ 30,00 em compras.
Com um investimento de R$ 250 mil, o BH Shopping trará para os seus corredores o Mundo Gloob e, com ele, espera aumentar as vendas em 8% no período de 4 a 20 de outubro, enquanto o fluxo de pessoas deve crescer 2%. De acordo com o gerente de marketing, Renato Tavares, o evento será um circuito de jogos, brincadeiras e atividades dos personagens do canal. Serão organizadas atividades também para os pais, que terão a oportunidade de ver seus personagens e heróis. Durante o período, o mall espera receber entre 4 mil e 7 mil crianças.
Ritmo - O Dia das Crianças também mudou o ritmo de funcionamento dos shoppings Del Rey e Estação BH, a começar pela expectativa dos lojistas de incrementar as vendas entre 10% e 18%. No Estação BH, todos os sábados de outubro, às 16 horas, serão apresentados espetáculos gratuitos do projeto Estação Kids, como Rapunzel, Branca de Neve e Os Saltimbancos. Já o Del Rey exibirá grandes sucessos voltados para o público infantil em um espaço especialmente projetado no estacionamento, com ambiente climatizado e toda estrutura para espetáculos, além de cadeiras numeradas.
Diferente dos demais, o Shopping Cidade não tem uma campanha específica para as crianças, já que a data não é muito atrativa para o público do mall, formada em grande parte por jovens. Ainda assim, de acordo com a gerente de Marketing, Carolina Vaz, o shopping projeta aumentar as vendas em 10%, graças, em especial, ao feriado que torna o espaço atraente para as famílias passearem com os filhos, freqüentarem as praças de alimentação, os cinemas e aproveitarem para ir às compras.
Veículo: Diário do Comércio - MG