Dia das Crianças terá tíquete médio menor

Leia em 3min

O presente para o Dia das Crianças neste ano não vai passar de R$ 75,00, será pago em dinheiro e comprado, de preferência, numa loja ou centro comercial próxima de casa.  isto o que indica a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), que ouviu 404 consumidores da Capital. "As pessoas não querem gastar muito, mas também não vão deixar de presentear os filhos", garante a economista da CDL-BH, Iraci Pimenta.

Ela ressalta que houve uma queda no valor do tíquete médio em relação ao ano passado, quando a maior parte dos consumidores tinha a intenção de investir de R$ 75,00 a R$ 100,00 com o presente. Outra constatação da pesquisa é que a forma de pagamento preferida por 32,49% dos consumidores neste ano será o dinheiro.

Esta mudança de hábitos vem sendo captada pela CDL-BH ao longo do ano. A maioria dos consumidores (59,57%) acredita que os preços dos produtos estão mais caros este ano quando comparados a 2012. "Gastar menos e optar por formas de pagamento mais líquida são reflexos do aumento de preços", garante Iraci, ressaltando que a inflação tem levado o consumidor a agir de maneira mais cautelosa.

Ainda assim, o parcelamento via cartão de crédito aparece como a segunda opção, uma alternativa que será usada por 27,76% dos entrevistados da CDL. Em seguida vêm o cartão de débito (21,45%); cartão de crédito à vista (12,3%); cheque "à vista" (3,15%); cartão da própria loja (2,21%) e cheque pré-datado (0,63%).

Segundo Iraci, até mesmo a redução no valor dos presentes - 61,5% vão gastar no máximo R$ 75,00 - trouxe uma surpresa, pois mostrou que o lojista está mais pessimista do que o consumidor. "Em outra pesquisa detectamos que os lojistas acreditam que os presentes para as crianças custarão no máximo R$ 30,00", ressalta a economista. Entretanto, de acordo com o levantamento feito junto aos consumidores, apenas 8,7% colocaram R$ 30,00 como limite de gasto.


Local de compra - Outra novidade neste ano é que o principal critério a ser levado em conta no momento de escolher o local da compra será o atendimento (24,1% dos consumidores), enquanto em 2012 o maior peso era dado ao preço do produto. O valor aparece como o segundo critério (23,11%), seguido por ambiente agradável (14,14%); facilidades de pagamento (11,35%); promoções e descontos (6,57%); acesso/estacionamento (6,37%); segurança (5,38%); qualidade/mix de produtos (5,38%); grife/marca (2,79%); vitrine atrativa (0,6%) e brindes temáticos (0,2%).

A CDL também detectou que a boa parte das compras será efetuada em lojas de rua, já que 17,59% dos entrevistados comprarão os presentes na região onde moram, prestigiando o comércio de bairro; 14,33% nos centros comerciais; 12,38% na região central e 6,19% na Savassi, o que totaliza 50,49%. Em seguida estão: shopping centers (31,6%); não tem preferência (8,14%); shoppings populares (4,89%) e internet (4,89%).

E muitos pais já escolheram o que vão dar de presente aos filhos: 20,47% optarão por jogos de diversos tipos, 15,35% por carrinhos, 14,71% por roupas, 14,29% pelas bonecas, 9,17% pelos calçados e o mesmo percentual por jogos educativos. Foram incluídos também na lista de preferências: eletro/eletrônicos (7,25%); bicicletas (3,41%); outros como cachorro e viagem (2,99%); livros (2,35%) e instrumento musical (0,85%).

Mas não são apenas estes lojistas que vão faturar mais com o Dia das Crianças, já que 41,08% dos entrevistados disseram que vão estender a comemoração levando os filhos para passear no parque (20,38%), para almoçar fora (12,74%), organizando almoços e festas em casa ou indo ao cinema e zoológico (6,37%), ou ainda aproveitando a data para viajar (1,59%).



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Presente esta mais barato este ano

Pesquisa da CDL-BH mostra que maioria dos pais pretende gastar até R$ 75 para agradar os filhos, contra R$ 100 ga...

Veja mais
CNC prevê crescimento de 5,4% no varejo

Número menor de endividados deve favorecer vendas no setor durante o segundo semestreApós fechar o semestr...

Veja mais
O varejo oferta mais crédito para aumento de vendas

Dados da Boa Vista Serviços apontam que a demanda do consumidor por crédito em agosto deste ano caiu 2,1% ...

Veja mais
Fabricante estima segundo semestre mais fraco este ano

Embora a previsão de crescimento de 1,5% da produção física neste ano esteja mantida, o seto...

Veja mais
Varejo fatura na onda de calor: Temperaturas do verão aumentam as vendas

Temperaturas de verão no começo da primavera animam lojistas que vendem sorvetes, água, ventiladore...

Veja mais
Municípios devem movimentar R$ 51 milhões no Dia da Criança

Os gastos com presentes para o Dia da Criança, que acontece no dia 12/10, deverão movimentar cerca de R$ 5...

Veja mais
Varejo ainda conta com um 2º semestre melhor

O varejo se prepara para um segundo semestre apenas um pouco melhor que o primeiro, com aumento entre 4,5% e 5,4% nas ve...

Veja mais
Fecomercio apura alta de 0,26% na inflação da Grande SP

O Índice de Preços de Serviços (IPS) subiu 0,26% em julho ante junho, enquanto o Índice de P...

Veja mais
Consumidor: confiança é a maior em 7 meses

Alta de setembro não foi suficiente para superar a pontuação média dos últimos 60 mes...

Veja mais