Diferente de outros meses, os consumidores pretendem comprar os presentes à vista, e não no cartão de crédito
As compras realizadas pelos consumidores fortalezenses para o Dia da Criança devem movimentar R$ 160 milhões no comércio local neste ano. De acordo com dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), 61,9% das pessoas pretendem comprar algum produto durante a data.
Embora a entidade não tenha realizado pesquisa no igual período do ano passado, para o economista e diretor técnico da Fecomércio-CE, Alex Araújo, o valor remete a uma estabilidade na comparação com 12 meses atrás. "No ano passado, coincidiu de o mês de outubro ter sido um dos melhores momentos para o comércio. Nos últimos quatro meses, as pessoas vêm consumindo menos e isso termina influenciando no volume de faturamento esperado", avalia.
A pesquisa aponta ainda que o valor médio a ser gasto pelos consumidores fortalezenses em presentes para as crianças deve ser de R$ 146. "Houve um pequeno crescimento do ticket por conta do aumento do valor dos itens", comenta Alex.
Pagamento à vista
Diferente de outros meses, os consumidores afirmaram que a preferência pela forma de pagamento será à vista. Na maioria das vezes, o cartão de crédito prevalece. Para Alex, "na compra de presentes para esta data, é comum o consumidor evitar fazer novas dívidas".
Outro dado importante apontado pelo estudo é a necessidade de funcionamento dos estabelecimentos durante o fim de semana. De acordo com a pesquisa, 43,3% dos consumidores pretendem comprar durante o sábado e 36,2% não têm dia certo.
Os centros comerciais são os locais preferidos por 33,8% dos entrevistados que pretendem comprar no período. As lojas de rua/bairro/galerias aparecem em segundo lugar (31,9%), assim como os shoppings. "A escolha é bem específica no Dia da Criança, pois não existem muitas lojas de brinquedos em shoppings. Nas outras datas, as pessoas preferem comprar em shoppings pela segurança, conforto e conveniência", explica Alex.
A opção por brinquedos aparece em primeiro lugar, com 61,5% das intenções, seguida de artigos de vestuário (21,8%), calçados (7,7%) e vídeo-game (4,8%). Uma parcela de 6% dos entrevistados ainda não havia se decidido sobre o que comprar.
Já a porcentagem de consumidores que vão comemorar o Dia da Criança é de 52,7%. A maioria deles (50%) vai celebrar a data na própria residência, enquanto 12% pretemdem ir à praia, 11,1% ao restaurante, 2,7% ao cinema e 1,5% tem a intenção de viajar.
Veículo: Diário do Nordeste