Os novos registros de inadimplência recuaram 2,1% em setembro na comparação com agosto, levando em conta a série com ajustes sazonais, de acordo com a Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em todas as regiões do país a inadimplência cedeu na passagem mensal, com destaque para as retrações verificadas no Centro-Oeste (-3,1%), Sudeste (-2,6%) e Sul (-2,5%). No acumulado do ano até o mês passado, a inadimplência também apresenta queda, embora menor, de 0,5% em relação a igual período do ano anterior.
Quando considerado apenas o indicador para o varejo, a inadimplência caiu 1,7% entre agosto e setembro, sempre levando em conta os ajustes sazonais.
Em nota, a Boa Vista Serviços afirmou que embora a tendência observada ao longo do primeiro semestre tenha sido de queda dos novos registros de inadimplência, a perspectiva é que no segundo semestre esse movimento fique menos acentuado. "Isso pode ser justificado pelo arrefecimento dos impactos das melhores condições de crédito na economia brasileira e do mercado de trabalho", afirmou a empresa.
A estimativa da Boa Vista Serviços é de que em 2013 o indicador apresente números apenas "levemente" inferiores aos de 2012. Nos últimos 12 meses, a quantidade de novos registros de dívidas em atraso ficou estável na comparação com igual período do ano anterior.
Ainda segundo a nota divulgada pela Boa Vista, o valor médio das dívidas incluídas em setembro foi de R$ 1.219, 1,85% menor do que em agosto, em termos reais e dessazonalizados.
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras.
Veículo: Valor Econômico