Venda pela web fatura R$ 770 milhões e quebra recorde na Black Friday

Leia em 1min 40s

A edição 2013 da Black Friday brasileira, que aconteceu no dia 29 de novembro, superou as expectativas do segmento de comércio eletrônico. Segundo a E-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, o evento movimentou R$ 770 milhões, quebrando os recordes de faturamento em um único dia, e foi responsável por um crescimento nominal de 217%, na comparação com o ano passado.

De acordo com o diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti, os resultados dessa edição aproximam o e-commerce nacional das estatísticas norte-americanas. "A Adobe Systems indica que, nos Estados Unidos, as vendas relacionadas à Black Friday movimentaram US$ 1,06 bilhão. O faturamento brasileiro, convertido em dólar, fica em torno dos US$ 330 milhões, o que representa cerca de 30% da receita americana", explica. A previsão inicial, feita no começo de novembro, era de que as vendas durante todo o dia gerassem R$ 390 milhões para o e-commerce, mas, às 17 horas, esse número já tinha sido alcançado.

Na última sexta-feira, 1,950 milhão de pedidos foram feitos via internet no Brasil, o que representa cinco vezes mais, se comparado a um dia normal. O tíquete médio das compras na Black Friday ficou em R$ 396. De acordo com a E-bit, os itens da categoria Telefonia/Celulares foram os mais vendidos, seguidos por produtos dos segmentos de Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos, respectivamente.

Segundo Guasti, os resultados da Black Friday devem impactar no Natal. "O período de compras natalino vai de 15 de novembro até 24 de dezembro. Constatamos que o evento não somente impactou positivamente as vendas na sexta-feira, como também nos dias seguintes", afirmou. O executivo destaca ainda que com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes. "O Natal, principal data sazonal do e-commerce, representa entre 15% e 20% do total das vendas do ano. Em 2013, certamente terá um peso maior por causa da Black Friday", conclui.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Índice semanal apura alta de 0,68% nos preços em novembro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) subiu para 0,68% em ...

Veja mais
Comércio espera grande lucro no Natal

O momento atual do comércio é relativamente fraco, mas as perspectivas apontam que o setor espera ter um f...

Veja mais
Consumo nas cidades mineiras cresce 10% desde 1997 e é estimado em R$ 196 bilhões

Fábrica da Marluvas em Capitão Enéas emprega 450 pessoas. Empresa tem outras seis instaladas no est...

Veja mais
Ceia dos gaúchos será de preços mais salgados

Varejo aposta na diversidade para garantir alta de 7,7% nas vendas Às vésperas de mais um fim de ano, as ...

Veja mais
Lojistas do Recife estão menos otimistas sobre as vendas de fim de ano

Lojistas de shoppings puxam para cima expectativa de vendas melhores no fim do ano   Depois de um ano tão ...

Veja mais
Eletrônicos e perfumes vão liderar lista de produtos mais procurados deste Natal

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Fecomercio, a maioria dos comerciantes aguardar por boas ve...

Veja mais
Comércio aumenta com comprar por impulso

Para os consumidores, uma das melhores coisas das compras pela internet é fugir das filas nos caixas. Para os fab...

Veja mais
'Black Friday' deve vender 60% mais neste ano

Evento, que acontece hoje, deve reunir 120 lojas e movimentar R$ 390 milhões   Após promoç&o...

Veja mais
Recuo no atacado e na indústria pode ajudar inflação ao consumidor

A deflação no preço dos alimentos no atacado, registrada em outubro e em novembro pelos índi...

Veja mais