O setor de serviços ajudou a puxar a alta de 0,94% no número de pessoas com carteira assinada no Paraná, durante o mês de fevereiro. Das 25.612 vagas formais criadas, 12.531 foram de empresas ligadas a esse setor. O dado faz parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (17), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em números absolutos, o Paraná teve a quinta melhor geração de empregos do país. Regionalmente, porém, ficou atrás de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Brasil, em fevereiro, foram criadas 260.823 novas vagas de trabalho.
Outros setores que tiveram resultados expressivos na geração de empregos no Paraná foram a indústria de transformação, a construção civil e o comércio. A administração pública também contribuiu, com mais de 400 novas vagas de trabalho.
Desde o início do ano, o Paraná teve um acréscimo de 38.406 novas vagas com carteira assinada. Esse número representa alta de 1,42%, em relação ao mesmo período de 2013.
O resultado geral do Caged para o mês de fevereiro é o melhor dos últimos 12 meses, conforme o MTE. Nesse período, o Paraná teve um incremento de 97.784 novas vagas formais, representando crescimento de 3,68% em relação ao mesmo período analisado em 2013.
Região de Curitiba - Na Região Metropolitana de Curitiba, os dados do Caged apontam que houve um saldo de 9.507 novas contratações em fevereiro. Esse número representa aumento de 0,87%, em relação ao mês anterior.
Fonte: G1