Crescimento foi verificado em comparação com o mesmo período de 2013. Dado foi divulgado pela CDL-BH nesta quinta-feira
O comércio varejista encerrou o mês de janeiro com crescimento de 3,11%, na comparação com o mesmo período de 2013, conforme informou nesta quinta-feira a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Na mesma base de comparação, o segmento que obteve melhor desempenho em vendas foi o de máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças, com alta de 5,19%. Em seguida, vieram supermercados e produtos alimentícios (4,48%); papelarias e livrarias (4,17%); produtos farmacêuticos (3,34%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (2,66%); ferragens, material elétrico e de construção (2,33%) e, por fim, veículos novos e usados, com crescimento de 0,31%.
De acordo com a economista da CDL-BH, Ana Paula Bastos, o bom desempenho do comércio resulta do momento vivido pelo mercado de trabalho. “Neste ano, a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte está menor em relação ao mesmo período de 2013, fator que possibilitou que muitos consumidores pudessem manter o seu padrão de consumo, contribuindo assim para o aumento das vendas do varejo”, explicou.
Já na comparação de janeiro de 2014 com o mês imediatamente anterior, o comércio varejista na capital apresentou queda de 2,7%. Ainda segundo Ana Paula, “dezembro é um mês de forte base de comparação devido às compras de fim de ano, melhor período em vendas para o comércio”, explicou. Nesta base de comparação, o único setor que apresentou crescimento foi o de papelarias e livrarias (5,75%), impulsionado pela compra de materiais escolares.
Veículo: Estado de Minas