Varejo está otimista para os próximos seis meses

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Apesar das incertezas quanto aos acontecimentos durante a Copa do Mundo de 2014, que terá Belo Horizonte como uma das cidades-sede, o mundial é o principal fator para o otimismo dos lojistas da capital mineira para os negócios no decorrer de 2014. Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) revelou que 99% dos comerciantes apostam que o faturamento de suas empresas seja melhor nos próximos seis meses.

O otimismo também predomina em meio às perspectivas de menor prazo. Para o mês de março, 82% dos entrevistados acreditam em vendas melhores do que as realizadas em fevereiro. Ainda conforme o levantamento, no segundo mês deste exercício, as comercializações já foram 40,4% maiores do que as realizadas em janeiro. A saúde do fluxo de caixa também foi melhor em relação ao mês anterior para 38% dos lojistas ouvidos. Para 21%, a situação financeira de fevereiro foi igual ao mês passado.

"Embora o sentimento dos empresários seja, na maioria das vezes, de otimismo quando se trata de uma pesquisa, de fato os resultados estão melhorando a cada mês. Por isso, é possível que a previsão dos lojistas de aumento nas vendas se confirme para março assim como ocorreu no mês passado", explica o economista da Fecomércio Minas, Gabriel Ivo, que lembra também que janeiro é tradicionalmente, um mês fraco para o comércio, o que o deixa como uma base fraca de comparação.

No entanto, os dados da pesquisa anterior revelam que 70% dos empresários estavam otimistas em relação ao faturamento para o mês de fevereiro, mas apenas 26% obtiveram resultados favoráveis. Outros 61% tiveram faturamento abaixo do esperado e 13% mantiveram seu faturamento.

Estratégias - Por isso, o comércio deve apostar em promoções para atingir o faturamento esperado para março e para alavancar ainda mais as vendas, 63% dos empresários estão realizando promoções no decorrer deste mês. A estratégia é avaliada pelo economista, como uma oportunidade de o consumidor aliar preço e qualidade, ao mesmo tempo de o lojista poder fazer girar os estoques dos artigos, estimulando as compras por impulso e fortalecimento o caixa da empresa para a compra de novos produtos.

Ainda assim, os investimentos em estoques de mercadorias, em fevereiro, para serem comercializados em março, mantiveram o mesmo volume para 69% dos empresários ouvidos pela pesquisa. O aumento no volume de pedidos ocorreu para 21%. O número de funcionários também não cresceu, já que 84% dos entrevistados planejavam manter o quadro durante o terceiro mês de 2014.

Já em relação aos próximos meses, Ivo destaca as expectativas acerca da Copa do Mundo. "Mesmo que ainda existam algumas incertezas sobre o campeonato, como os feriados e até mesmo as manifestações da população, o comerciante sabe que haverá uma melhora no seu negócio, a partir da maior circulação de pessoas na cidade", diz.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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