As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 8,1% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a pesquisa SpendingPulse, da MasterCard Advisors. Este é o melhor resultado desde outubro de 2012. De acordo com o relatório, a expansão é resultado do "efeito calendário", por conta da ausência do feriado de Carnaval em fevereiro.
"O desempenho de fevereiro reflete também o crescimento da massa salarial de 2,5% (fevereiro) e a estabilidade da taxa de inadimplência em 4,4% (janeiro)", destaca a MasterCard Advisors. Os setores de materiais de construção, vestuário e móveis e eletrodomésticos foram destaque com o crescimento acima do índice do varejo total, impulsionados, principalmente, pelos incentivos de crédito ao consumidor e a baixa taxa de desemprego. "A pressão inflacionária é considerada o grande desafio para a manutenção do crescimento das vendas nos próximos meses", observa.
Lançado no Brasil no ano passado, o SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.
Promoções - Rapidez e simplicidade. Segundo uma pesquisa da agência de marketing promocional New Style, do Grupo ABC, os consumidores sentem falta desses dois atributos nas promoções de fabricantes de produtos de consumo e varejo.
O levantamento ouviu 1.060 pessoas consumidores brasileiros e indica que 60% deles participariam mais de promoções se elas fossem mais simples e menos burocráticas. Outros 82% gostariam que os sorteios fossem mais rápidos.Os entrevistados também dizem sentir falta da personalização.
Segundo a pesquisa, 89% deles dizem achar que participariam com mais freqüência de promoções se fosse possível escolher os prêmios que ganhariam. Outro fator que aumentaria a participação dos consumidores em promoções é a divulgação dos vencedores.
A maioria dos entrevistados (83%) respondeu que participaria mais de sorteios se conhecesse alguém que já ganhou.Entre os diversos tipos de promoção, a "achou, ganhou" tem destaque. Entre os entrevistados, 54% afirmou já ter tido essa experiência e 60% a classificou como favorita.
Já os concursos culturais estão em baixa. A pesquisa indica que 66% das pessoas acham que falta transparência nesse tipo de promoção. Elas também se dizem cansadas de responder perguntas óbvias.
Veículo: Diário do Comércio - MG