A Fecomércio/AC através do Instituto Fecomércio de Pesquisa Empresarial do Acre (Ifepac) aponta pesquisa que 27% dos acreanos acreditam que a Copa do Mundo de Futebol no Brasil irá trazer algum benefício para o Estado, considerando que o evento representa um catalisador para potenciais investimentos no país.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de maio. O objetivo é avaliar as possibilidades de insumos no planejamento operacional do comércio do varejo, especialmente, quanto ao risco para os negócios de compra e venda num determinado período de tempo.
Sendo o Estado do Acre próximo a duas das 12 cidades brasileiras onde serão realizados jogos da copa do mundo – Manaus (AM) e Cuiabá (MT) - poderá ser beneficiado, mesmo que indiretamente, com os benefícios gerados pelo evento, considerando a sua condição estratégica para corredor de exportação, além do seu grande potencial para o ecoturismo.
Apenas 18% dos acreanos demonstram a vontade em assistir a todos os jogos da copa do mundo pela TV. Outros 44% afirmam disposição para assistir somente os jogos da Seleção Brasileira, enquanto 37% têm dúvidas se ao menos vai assistir a jogos pela TV. A aqui incluída a parcela de 10% que antecipam que não devem assistir a nenhum dos jogos da copa do mundo, mesmo pela TV.
Desta forma, 27% acreditam que pode haver algum benefício para o Acre, tendo em vista o fluxo de turistas e empresários estrangeiros com interesse em conhecer o potencial da Região Amazônica. A pesquisa destaca, entretanto, que 31% dos acrianos não consideram receber benefícios econômicos para o Acre, resultantes do advento da copa do mundo no Brasil. Outros 41%, demonstram dúvidas.
54% acham que vão comprar mais, porém, as compras devem ser restritas a bens e serviços de consumo no período da copa do mundo, exceto aparelhos de TVs e outros bens duráveis, como churrasqueiras, que terão utilidade mesmo após a copa do mundo. Outros 46%, mostram-se mais cautelosos, com 14% destes que antecipam posição em diminuição das compras no período, considerando que o comércio de construção civil, de automóveis, dentre outros, além das vendas reduzidas no período, ainda terão atividades paralisadas em horários de trabalho nos dias de jogos da seleção brasileira.
Dentre os acreanos que acreditam em maiores gastos no período da copa do mundo, 26% destacam a compra de aparelhos de TVs, seguidos por 24% que devem gastar em compras de camisas da Seleção Brasileira. Outros 19% têm previsão de maiores gastos com a compra de bebidas.
Para parcela que acredita em contribuição positiva para a melhora da situação econômica do Acre, 22% entendem que vai depender de um plano do governo do Acre para atrair investidores presentes no Brasil, no período da Copa do mundo. Outros 19% afirmam que tal benefício dependerá da forma de como as autoridades brasileiras e do Acre vão aproveitar a oportunidade do evento.
Veículo: O Rio Branco