Comércio de BH está otimista para o Dia dos Namorados

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Pesquisa aponta que 69,3% dos lojistas de BH esperam alta nas vendas

A comemoração do Dia dos Namorados, em 12 de junho, promete alavancar as vendas do varejo da capital mineira. Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), aponta que 69,3% dos empresários esperam que as vendas sejam melhores que em 2013. O número é maior do que o apresentado pelo levantamento no ano passado, quando apenas 54,2% dos empresários apostavam em incremento da comercialização. A data já é considerada a terceira melhor do varejo nacional e já passou a integrar o cronograma anual dos lojistas de Belo Horizonte.

Além disso, 24,2% dos entrevistados adotam uma postura mais conservadora em relação ao Dia dos Namorados, esperando vendas iguais às realizadas em 2013. E apenas 6,5% acreditam em vendas piores que as realizadas no ano passado.

Segundo o economista da Fecomércio Minas Gabriel Ivo, grande parte do otimismo dos empresários da capital mineira diz respeito ao baixo desempenho registrado na data no ano passado. Ele lembra que em 2013, a proximidade entre o Dia dos Namorados e a Copa das Confederações não foi favorável ao desempenho do setor, uma vez que em meio ao campeonato houve um cenário de vandalismo por causa das manifestações.

"Além de a expectativa das vendas não ter se concretizado, ainda houve perdas para o comércio da Capital, que teve inúmeras lojas prejudicadas com os atos de vandalismo", diz.

Gabriel Ivo pondera que, embora haja um clima de otimismo junto aos empresários, há também um clima de incertezas quanto à realização de novos atos civis também durante a Copa do Mundo. "A maioria dos lojistas acredita que desta vez vai ser diferente e está apostando no clima do Mundial para alavancar ainda mais as vendas, mas a insegurança quanto a novos vandalismos continua no ar", admite.

Do total entrevistado, 8,8% dos empresários estão preocupados com uma possível inibição ao consumo pela realização da Copa. Mas, o fator mais citado pelos entrevistados como possíveis prejuízos ao desempenho foi o nível de endividamento da população (50%). Já as constantes obras de grande porte que estão ocorrendo na cidade foram citadas por 4,4% dos lojistas.


Estratégias - Dos entrevistados que estimam vender mais neste ano, 89,0% esperam aumento de até 50% das vendas. A grande maioria (53,3%) aposta que a alta fique abaixo de 10% sobre igual época de 2013. Nesse sentido, o economista da entidade ressalta que o desafio dos empresários está em criar estímulos e inovar nas estratégias para chamar a atenção dos consumidores em meio a este cenário. Assim, 82,8% irão adotar alguma estratégia para aumentar as vendas. Destes, 34,5% terão preços promocionais, 27,5% pretendem investir em vitrine e 26,6% na variedade de produtos.

Quanto à estimativa de tíquete médio, os empresários acreditam que os namorados irão investir até R$ 200 por produto. Esse valor é maior do que o de 2013, que girou em torno de R$ 150. Já a forma de pagamento que se destacou, mais uma vez, foi o parcelamento via cartão de crédito, com 73,5% das respostas.



Veículo: Estado de Minas


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