Apetite dos foliões deve resultar vendas maiores

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Somente a demanda por cervejas na Capital pode saltar 60% no período

 



Os supermercados mineiros estão com os estoques de bebidas, carnes e petiscos reforçados à espera do apetite dos foliões. Segundo a Associação Mineira dos Supermercados (Amis), a venda dos produtos inerentes à comemoração devem registrar, em média, alta de 30% no período. Já as cervejas provavelmente vão registrar aumento mais expressivo, de 60%, em relação a uma época sem comemorações.

Com isso, os estabelecimentos esperam anular a possível perda provocada pelo funcionamento reduzido, uma vez que a convenção coletiva do setor não permite a abertura das lojas na segunda-feira e na terça ela ocorre em regime especial.

Conforme o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, aqueles empresários que apostaram em um planejamento consistente devem colher mais frutos nesta época. "Eles devem ter se preparado com antecedência para não sofrer com a falta de alguns produtos nos estoques. Outra estratégia é investir em uma decoração atraente e rearranjar a exposição dos itens mais procurados", destaca.

O Supermercado 2B, no bairro Prado (região Oeste), seguiu as recomendações da entidade e tem uma expectativa positiva. De acordo com o proprietário, Gilson de Deus Lopes, o último Carnaval foi uma surpresa positiva, o que motivou o estabelecimento a pensar em outras maneiras de aproveitar melhor o período neste ano. "Por isso, distribuímos as bebidas em vários pontos do supermercado, para que o cliente tenha acesso mais fácil a elas. Também reforçamos os estoques dos petiscos mais em conta, pois acreditamos que eles terão mais demanda", revela.

A previsão é de que, em relação ao último Carnaval, o incremento nas vendas, em geral, seja de 10%. O índice está relacionado ao fortalecimento da festa na capital mineira, o que motiva os moradores a permanecer na cidade e, possivelmente, atrairá turistas.

A rede Super Nosso, responsável pelas marcas Apoio Mineiro e Super Nosso, projeta incremento de 15% sobre o exercício passado. O aumento é impulsionado, sobretudo, pela maior comercialização de cervejas, energéticos, destilados, sucos e refrigerantes. O gerente de Negócios e Vendas, Hamilton Almeida, acrescenta que as carnes para churrasco e petiscos, como queijos e salaminhos, tenham também uma boa procura.

"Certamente estamos melhor preparados para o Carnaval deste ano, pois vamos ter muitos foliões pela cidade precisando se hidratar depois de tanta comemoração", avalia Almeida, em tom bem-humorado.


Interior -
A Central Supermercadista Opa, com 15 supermercados na Zona da Mata, informa que a previsão é de que o consumo de bebidas e carnes cresça 24% frente a idêntica época do exercício anterior, enquanto as vendas, em geral, devem aumentar 10%. "Estamos fazendo um esforço para atrair os clientes. Conseguimos negociar os preços com os fornecedores, demos mais ênfase a esses produtos nos encartes promocionais e aumentamos a exposição deles na área de vendas", frisa o gestor da rede, Warley Duarte.

Contudo, ele acredita que o avanço registrado neste Carnaval será menor na comparação com o de 2014. "Ano passado, a elevação foi de 19%", de acordo com Duarte. Ele atribui a desaceleração à frágil conjuntura econômica, que motiva o consumidor a reduzir gastos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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