O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou ontem durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que a instituição irá revisar suas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2016 para baixo.
Tombini lembrou aos senadores que a última previsão do BC era uma queda de 2%. "Nossa previsão era contração de 2% e vai ser revisada, infelizmente", disse Tombini. "Temos de fazer de tudo para retomar o crescimento em 2017", afirmou.
Nas próximas semanas, o BC deve divulgar o Relatório Trimestral de Inflação, documento que reúne uma ampla avaliação da economia nacional e internacional, além das projeções do Banco Central.
O presidente do BC também afirmou que os depósitos à vista têm sido fundamentais para o financiamento da agricultura. Segundo ele, a base de depósitos a vista tem se contraído ao longo do tempo.
Sobre a especulação em torno da taxa de câmbio no Brasil, Tombini disse que a melhor forma, que tem servido ao País, é o câmbio flutuante. Ele ressaltou que há excessos em determinados momentos, quando o BC se mostra presente para assegurar o funcionamento do mercado.
Tombini se defendeu de acusações de que as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) sofrem ingerência política por parte da presidente Dilma Rousseff. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) questionou uma suposta reunião entre Dilma e Tombini às vésperas da reunião do Copom de janeiro, quando havia expectativa de alta dos juros básicos (Selic), mas o BC manteve a taxa inalterada. Na ocasião, no dia da reunião da diretoria do BC, Alexandre Tombini foi a público falar sobre uma mudança de cenário com o objetivo de ancorar expectativas em relação aos juros, uma estratégia inédita para ele até então.
Ele argumentou que nesse caso, da reunião de janeiro, foi mais extraordinário. Ele relatou que na sequência a essa reunião o Japão entrou em território negativo da taxa de juros. O BC europeu elevou suas preocupações e o BC da Inglaterra comunicou o adiamento das suas decisões. "A decisão foi acertada".
Veículo: Jornal DCI