Os preços de produtos no comércio eletrônico subiram 0,4% em maio na comparação com abril, de acordo com o Índice Fipe/Buscapé. É o terceiro mês com alta de preços na comparação mensal este ano
Ante maio de 2015, os preços subiram 6,69%. Os preços no segmento, que nos últimos anos vinham em trajetória de queda devido à característica promocional e de competição intensa entre vendedores online, têm revertido essa tendência e seguem em alta na comparação anual desde abril de 2015.
A variação anual passou de um patamar de queda de 10%, em 2012, para altas de, em média, 10% no início de 2016. Apesar de desaceleração em maio, o estudo considera que esta reversão de tendência reflete a aceleração da inflação geral e também o câmbio. Algumas categorias que têm peso significativo no e-commerce são influenciadas de forma defasada pela depreciação do real, diz o levantamento.
Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice Fipe/Buscapé, seis apresentaram aumento de preço no mês de maio. Eletrônicos subiram 2,37% ante o mês anterior e os itens de moda e acessórios, 1,08%. Cosméticos e perfumaria aumentaram 0,85%, eletrodomésticos subiram 0,54%, itens de casa e decoração tiveram aumento de 0,34% e de esportes e lazer avançaram 0,19%.
Veículo: Agência Estado