São Paulo - O Dia das Mães e o aumento da confiança do consumidor estimularam o cliente e a voltar às lojas. Segundo um levantamento da consultoria Seed, o aumento do fluxo de pessoas em lojas físicas aumentou 1,9% em maio, ante ao verificado em abril.
Os números fazem parte do Índice Seed de Varejo (ISV) e apontam que este crescimento ocorreu, principalmente, pela maior movimentação do comércio de rua, que teve um aumento de 4,2% versus lojas de shopping, que contribuíram com somente 0,90%.
O aumento no fluxo ocorreu em função dos Dia das Mães, a data mais esperada do comércio após o Natal. Porém, o bom desempenho do fluxo não resultou em aumento nas vendas. De acordo com um levantamento da rede de pagamento Cielo, o mês de maio apresentou a maior variação negativa de vendas, -6,1% comparativamente a maio de 2015. "Além dos fatores desfavoráveis que o Brasil apresenta, como alta na inflação, alto índice de desemprego e inadimplência, o fato do feriado de Corpus Christi ter ocorrido também maio, contribuiu para o resultado negativo", explicou a companhia, em comunicado oficial ao mercado.
Agora, para a Seed, a perspectiva é que o fluxo continue aumentando de maneira gradual, bem como as vendas, caso haja sinais de confiança do consumidor com as ações de política econômica do governo federal.
Consumidor
A perspectiva de que o pior da crise já passou também é compartilhada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo o
Índice de Confiança do Consumidor (ICC), em junho, houve alta de 7,9% em relação a maio e atingiu 98 pontos - maior valor desde abril de 2015. "Na comparação com junho de 2015, apresentou alta de 8,2%, registrando assim, a primeira elevação na comparação entre o mês e o mesmo do ano anterior desde janeiro de 2013", diz a entidade, em nota.
Veículo: DCI