São Paulo - O comércio lojista do Estado do Rio de Janeiro espera vender 3% mais com os Jogos Olímpicos, em expectativa que pode aumentar, segundo a Confederação dos Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) à medida que o time brasileiro avance nas competições.
De acordo com a pesquisa da entidade, mais de 70% dos empresários ouvidos afirmaram que artigos esportivos (camisas temáticas, calções, bonés, bolas, buzinas, bandeiras), calçados (especialmente tênis), brinquedos (bonecos alusivos aos Jogos Olímpicos) e artigos de decoração (papelaria) devem ser os produtos mais vendidos no período.
Os comerciantes devem aproveitar os jogos também para vender artigos estocados desde a Copa do Mundo, realizada em 2014.
"Uma das vantagens é que diferente da Copa do Mundo, onde as partidas foram realizadas em todo o País, os Jogos Olímpicos se concentram no Rio de Janeiro", diz o presidente da CDLRio, Aldo Gonçalves.
Para ele, o fraco desempenho do Brasil na Copa do Mundo refletiu negativamente no comércio e venda de produtos verde-amarelos, resultando em um estoque encalhado da ordem de R$ 12,8 milhões no Estado e de mais de R$ 5,7 milhões no município do Rio de Janeiro.
O estudo mostrou também que somente em uma loja mais de 1,8 mil bolas ficaram encalhadas nas gôndolas.
Fonte: DCI