São Paulo - Após quatro altas consecutivas, o Índice de Confiança do Comércio (Icom), medido pela FGV, caiu 1,7 ponto em setembro, ante o mês anterior.
Com o resultado, o indicador passou dos 82,1 pontos registrados em agosto, para 80,4 pontos. "A queda pontual da confiança em setembro caracteriza-se como um movimento de acomodação após forte alta no mês anterior", diz o superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Aloisio Campelo Jr.
Apesar da queda mensal, na métrica trimestral o índice manteve tendência de alta e avançou 2,2 pontos, para 79,1 - maior patamar desde fevereiro de 2015. "Considerando-se o resultado fechado do terceiro trimestre, houve expressiva redução do pessimismo com os meses seguintes e diminuição [mais discreta] da insatisfação com a situação presente, quando comparado ao trimestre anterior", pontua Campelo.
Em relação ao Índice da Situação Atual (ISA-COM) a queda foi de 3,0 pontos neste mês, para 69,0 pontos. Os dois indicadores variam de 0 a 200, sendo que acima de 100 é considerada uma visão positiva.
Fonte: DCI