Índice Cielo de Varejo Ampliado cai 4,9% em setembro ante mesmo mês de 2015

Leia em 2min 10s

O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) recuou 4,9% em setembro em relação a igual mês do ano passado, após ter caído 6,2% em agosto, na mesma base de comparação, na série com ajuste de inflação. Em termos nominais, o indicador, que registra a receita de vendas do comércio varejista, mostrou alta de 4,1% em setembro ante o mesmo mês de 2015, um resultado melhor do que o apurado em agosto (3,7%). No terceiro trimestre, a retração no ICVA, descontada a inflação, foi de 4,9% em relação ao mesmo período de 2015.
 
A Cielo aponta, em nota, que "apesar do desempenho ainda negativo, a curva deste ano mostra uma estabilização no ritmo de retração do varejo, que antes vinha numa trajetória descendente".
 
Em setembro, o relatório da Cielo apontou pouco impacto dos efeitos dos calendários se comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo a Cielo, se esses efeitos fossem retirados, o ICVA teria registrado queda de 5,1%, mesmo número de agosto na série com ajustes de calendário. "Os números indicam, portanto, estabilidade no ritmo do varejo ampliado em relação ao mês anterior", afirmou a nota técnica da Cielo.
 
Todas as regiões apresentaram leve recuperação no varejo em relação a agosto medida pelo ICVA deflacionado, embora ainda estejam em terreno negativo. A maior retração ocorreu no Norte (9,4%), seguido do Nordeste (5%), Sudeste (4,7%), Centro-Oeste (4,6%) e Sul (2,9%).
 
Entre os setores que compõem o varejo ampliado, os que comercializam bens duráveis e semiduráveis, que geralmente tem maior tíquete médio e menor frequência de compra, seguem com a maior retração do índice.
 
Dentro do bloco que representa os bens duráveis, os setores de Supermercados, Hipermercados e Postos de Combustíveis registraram mais uma desaceleração na margem, mas os demais segmentos, como Cosméticos, Drogarias e Varejo Alimentício Especializado apresentaram aceleração no desempenho mensal.
 
Já o grupo Serviços, apesar de continuar apresentando retração, ficou acima da média do varejo em setembro. Turismo e Transporte mostrou aceleração em relação a agosto, enquanto Recreação e Lazer apresentou desaceleração, uma vez que a Olimpíada no Rio de Janeiro chegou ao fim. Alimentação em Bares e Restaurantes também desacelerou na passagem mensal.
 
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro de acordo com a sua receita de vendas, com base em um grupo de mais de 20 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor dentro do resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
 
Fonte: Istoé Dinheiro


Veja também

Lojistas preveem queda de 1,8% nas vendas do Natal e vão investir pouco

Desânimo dos comerciantes brasileiros em relação ao final do ano fará com que apenas um ter&c...

Veja mais
Vendas do comércio caem 0,6% em agosto, diz IBGE

Destaque negativo ficou com setores de informática e eletrodomésticos.Na comparação com agos...

Veja mais
Faturamento do varejo no País teve recuo de 5% em setembro

O faturamento do comércio varejista brasileiro caiu 4,9% em setembro sobre o mesmo período de 2015, sem in...

Veja mais
Inflação em outubro atinge 6,17% em supermercados de Pres. Prudente

Pesquisa de preços constatou aumento de 17,89% no açúcar cristal.Resultados foram divulgados nesta ...

Veja mais
Massa de renda cai com crise e obriga famílias a reduzir dívida, diz FecomercioSP

São Paulo, 17 - Desde o início da crise econômica a massa total de rendimentos das famílias e...

Veja mais
Projeção de queda do PIB aumenta

O mercado financeiro piorou suas expectativas para a economia brasileira neste ano. O relatório Focus, divulgado ...

Veja mais
Busca do consumidor por crédito cai 3,6% em setembro, diz Serasa

Aumento do desemprego e dos juros dos crediários influenciam o resultado.Procura menor por crédito foi obs...

Veja mais
Crise muda hábitos e população prefere comer em casa para segurar orçamento

De acordo com o boletim Consumer Thermometer, da Kantar Worldpanel, 22,7 milhões de lares aumentaram a ida a supe...

Veja mais
Apenas três em cada dez comerciantes vão investir para o Natal

Expectativa é de vendas 1,8% menores no final do ano, aponta SPC Brasil Com expectativas pouco otimistas para as...

Veja mais