Nem festa de Halloween escapa da crise

Leia em 2min 40s

O burburinho em meio aos 25 mil itens disponíveis na filial do Centro da loja Glow, em Porto Alegre, confirma que a comemoração do Halloween já integra oficialmente o calendário de vendas do varejo. Deste volume de produtos, pelo menos 10 mil são voltados especificamente para a data. Quase tudo que se pensar para o look da brincadeira está ali. No entanto, as vendas do período estão tímidas, pelo menos no que se refere ao tíquete médio dos produtos. "Comparando com outros anos, está fraco", admite o gerente da loja, André Janicsek. Ainda assim, a procura da última semana foi significativa, emenda.

Na Glow, a saída mais considerável foi de maquiagem, capas, fantasias e acessórios, a exemplo de cílios postiços e lentes de contato coloridas. "Temos opções de preços para todos os bolsos, com acessórios a partir de R$ 15,00", explica Janicsek. "O pessoal está apostando em peças mais baratas, como chapéu de bruxa, nariz postiço e capas", comenta a gerente da loja Linna Festas, Quelen Pinheiro. A empresa, que é uma das mais antigas do gênero, foi uma das que apostaram as fichas na data, decorando a loja de forma temática, para inspirar os consumidores. No fim da semana, a expectativa era de que as vendas aumentassem em 20%, em relação ao ano passado.

Mas a estimativa no restante do comércio de fantasias não ultrapassa os 10% de crescimento, comenta o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, apesar de admitir que a demanda por produtos relacionados ao Dia das Bruxas brasileiro tem crescido a cada ano. "O Halloween virou tradição nas escolas infantis, e isso tem impulsionado o segmento", observa. O dirigente pondera que, ainda assim, a data não está entre as mais importantes para o varejo. "No caso das lojas de fantasias, por exemplo, o Carnaval ainda é o carro-chefe", destaca.

"Ao contrário do que parece, o Halloween é o nosso Natal", contrapõe a proprietária da VS Fantasias, Vanessa Jardim. Ela argumenta que, desde 2011, a procura por produtos relacionados à data vem crescendo consideravelmente. "Além das escolas, os clubes têm promovido muitas festas do gênero - para adultos, inclusive." Mãe de dois garotos - de seis e um ano -, a pedagoga Aline Russo decidiu pesquisar bastante antes de comprar. "Estou achando tudo um pouco caro", opina a consumidora, que, durante a semana passada, percorreu o comércio em busca de uma fantasia de zumbi para o filho mais velho. "Para o menor, acho que vou comprar só maquiagem e uma daquelas tiaras que imitam faca atravessando a cabeça."

A brincadeira de bater na porta dos vizinhos com um caldeirão de abóbora nas mãos, lançando o desafio dos doces ou travessuras, já tem ocorrido inclusive nos condomínios residenciais. "Está virando tradição e, para o segmento, isso é muito bom", comenta a proprietária da VS Fantasias. Em outubro, ela encomendou 4 mil itens para suprir a demanda da data. "Praticamente todo o estoque", mensura Vanessa, informando que o volume de produtos disponíveis na empresa gira em torno de 5 mil itens.

Fonte: Jornal do Comércio de Porto Alegre


Veja também

Decoração temática também atrai consumidores

Nem só das vendas de fantasias e acessórios para o Dia das Bruxas vive o segmento durante o mês de o...

Veja mais
Projeção do IPCA para 2016 passa de 6,89% para 6,88% no relatório Focus do BC

Já sob influência da ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Cop...

Veja mais
Economistas esperam recessão ainda maior em 2016, mostra BC

Para o ano seguinte, destaque para as estimativas quanto aos juros, que sofreram um pequeno corte: de 11% para 10,75% S...

Veja mais
Quanto mais ricos, menos trabalho e mais rendimentos

Grupo pequeno é dono de metade da renda total do país BRASÍLIA. Quanto mais se avança rumo ...

Veja mais
Black Friday é esperança para comprar barato e vender bem

Black Friday é esperança para comprar barato e vender bem Promoção é esperada tanto ...

Veja mais
UE e Canadá fecham acordo de livre comércio

Mas negociações ainda estão longe do fim. Falta aval dos parlamentos -BRUXELAS- A União Eur...

Veja mais
Rede de supermercados do interior paulista realiza grande promoção de final de ano

A campanha acontecerá de 26 de outubro a 18 de janeiro de 2017 e dará mais de R$ 1 milhão em pr&eci...

Veja mais
Dia Nacional do Supermercado (12 de novembro)

Segundo o Locutor Antonio Cezar (maior colecionador [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês):O Dia Naci...

Veja mais
Confiança do comércio sobe 1,5 ponto

São Paulo - O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Varga...

Veja mais