Rede social terá destaque nas vendas em 2017

Leia em 2min 40s

 

Diante de um cliente que utiliza cada vez mais a internet para criar opiniões, empresários devem ampliar a carta de opções de contato com o público, e dar mais atenção aos chamados youtubers

 

 

 

São Paulo - Descobrir como usar redes sociais e aplicativos de modo rentável será o grande desafio do varejo ano que vem. Com a popularização dos chamados 'youtubers', e a maior relevância de ferramentas como Snapchat e Instagram, o foco deve ser entender como a abrangência desses canais pode estimular a conversão de vendas das varejistas. "Entender as particularidades dessa geração nascida na internet ainda é um desafio para os empresários, mas se adaptar ao ambiente digital e à multicanalidade não é mais uma questão de escolha do varejista", afirmou ao DCI a especialista em marketing digital e assessora econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) Solange Barbacena.

 

A visão da especialista vem em linha com as observações apontadas recentemente em um estudo da Kantar Ibope Media, que mapeou as nove principais tendências para mídias sociais ano que vem. Entre as apostas da consultoria, o uso de Realidade Aumentada, fator que amplia a experiência digital do consumidor e estimula novos negócios também para as varejistas. "O caso mais recente foi o lançamento do PokémonGo, jogo de celular lançado em agosto e que começou a fazer parceiras com empresas como a cafeteria Starbucks e a loja de eletrônicos Sprint", conta ela, fazendo menção a uma ação da Niantic - desenvolvedora do game - que começará a procurar novas formas de rentabilizar o jogo a partir do ano que vem.

 

Novos formatos

 

Outra tendência para o ano que vem, segundo a Kantar, é a necessidade das varejistas ampliarem seus canais para exposição de conteúdo para além dos sites e blogs da própria empresa. "Agora, existem vários canais, cada um deles requer conteúdos específicos e uma abordagem individual", apontava o estudo. "O Facebook Instant Articles e o Linkedin Pulse são exemplos de como as mídias sociais se tornaram uma verdadeira mídia e editora em si mesmo", diz a Kantar. Para transitar nesse mercado tão fragmentado, a consultoria indica que as varejistas precisam contratar mão de obra especializada. A profissão, que recebeu a alcunha de 'embaixadores de plataformas' já começaram a surgir no mercado de trabalho brasileiro.

 

Tida como uma das mais relevantes mudanças no comportamento do consumidor, o uso da influência dos chamados youtubers - pessoas, famosas ou não, que fazem um canal na plataforma e postam vídeos com alguma frequência para - será ainda maior no próximo ano. Com um enorme poder de influência, principalmente nas novas gerações, nomes como Kéfera, Whindersson e Julio Cocielo são exemplo de youtubers que possuem mais de cinco milhões de seguidores cada. Além disso, a Kantar cita o uso de celebridades para tirar dúvidas sobre um produto, ou marca, como estratégia para ganhar visibilidade.

 

Paula Cristina

 

Fonte: DCI - São Paulo


Veja também

Após mais de um ano, mercado volta a ver inflação dentro do intervalo

  Expectativa dos economistas para o IPCA deste ano passou de 6,52% para 6,49% - novamente abaixo do teto de 6,5% ...

Veja mais
Varejo aposta em produtos ‘marcados para vencer’

  Laticínios, congelados e até itens de limpeza com mais de 50% de desconto atraem consumidores &nb...

Veja mais
Mais brasileiros usam o 13º salário para pagar contas

  Pesquisa feita com 5 mil pessoas aponta que essa parcela passou de 51% em 2015 para 56% este ano    ...

Veja mais
Boas condições para o arroz no RS

 O atraso no plantio de arroz no Rio Grande do Sul, motivado por temperaturas muito baixas em setembro e outubro, n...

Veja mais
Comércio varejista recua mais 3,6%

  São Paulo - O comércio varejista brasileiro apresentou queda de 3,6% nas vendas do mês de no...

Veja mais
Varejo aposta em produtos ‘marcados para vencer'

  O montador João Bernardino de Sena, de 45 anos, vai todo mês à região da 25 de Mar&cc...

Veja mais
Preço poderá variar de acordo com a forma de pagamento

  Prática de oferecer desconto à vista em cartão de crédito será legalizada &n...

Veja mais
Bancos divergem sobre menor prazo em cartões

  Direções opostas   Os grandes bancos apoiam mudanças no setor de cartões, mas...

Veja mais
Com preços mais acessíveis, setor de suínos tem alta de 5,6% em Minas

    Também entre julho e setembro, o de bovinos recuou 13,6%     O maior consumo de carn...

Veja mais