Diante de um cliente que utiliza cada vez mais a internet para criar opiniões, empresários devem ampliar a carta de opções de contato com o público, e dar mais atenção aos chamados youtubers
São Paulo - Descobrir como usar redes sociais e aplicativos de modo rentável será o grande desafio do varejo ano que vem. Com a popularização dos chamados 'youtubers', e a maior relevância de ferramentas como Snapchat e Instagram, o foco deve ser entender como a abrangência desses canais pode estimular a conversão de vendas das varejistas. "Entender as particularidades dessa geração nascida na internet ainda é um desafio para os empresários, mas se adaptar ao ambiente digital e à multicanalidade não é mais uma questão de escolha do varejista", afirmou ao DCI a especialista em marketing digital e assessora econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) Solange Barbacena.
A visão da especialista vem em linha com as observações apontadas recentemente em um estudo da Kantar Ibope Media, que mapeou as nove principais tendências para mídias sociais ano que vem. Entre as apostas da consultoria, o uso de Realidade Aumentada, fator que amplia a experiência digital do consumidor e estimula novos negócios também para as varejistas. "O caso mais recente foi o lançamento do PokémonGo, jogo de celular lançado em agosto e que começou a fazer parceiras com empresas como a cafeteria Starbucks e a loja de eletrônicos Sprint", conta ela, fazendo menção a uma ação da Niantic - desenvolvedora do game - que começará a procurar novas formas de rentabilizar o jogo a partir do ano que vem.
Novos formatos
Outra tendência para o ano que vem, segundo a Kantar, é a necessidade das varejistas ampliarem seus canais para exposição de conteúdo para além dos sites e blogs da própria empresa. "Agora, existem vários canais, cada um deles requer conteúdos específicos e uma abordagem individual", apontava o estudo. "O Facebook Instant Articles e o Linkedin Pulse são exemplos de como as mídias sociais se tornaram uma verdadeira mídia e editora em si mesmo", diz a Kantar. Para transitar nesse mercado tão fragmentado, a consultoria indica que as varejistas precisam contratar mão de obra especializada. A profissão, que recebeu a alcunha de 'embaixadores de plataformas' já começaram a surgir no mercado de trabalho brasileiro.
Tida como uma das mais relevantes mudanças no comportamento do consumidor, o uso da influência dos chamados youtubers - pessoas, famosas ou não, que fazem um canal na plataforma e postam vídeos com alguma frequência para - será ainda maior no próximo ano. Com um enorme poder de influência, principalmente nas novas gerações, nomes como Kéfera, Whindersson e Julio Cocielo são exemplo de youtubers que possuem mais de cinco milhões de seguidores cada. Além disso, a Kantar cita o uso de celebridades para tirar dúvidas sobre um produto, ou marca, como estratégia para ganhar visibilidade.
Paula Cristina
Fonte: DCI - São Paulo