São Paulo - A alta nos preços dos produtos da Nestlé no Brasil no fim do primeiro semestre de 2016 impactaram negativamente o volume de vendas no curto prazo, informou nesta quinta-feira (16) a companhia. Já as vendas nas marcas Nescafé Dolce Gusto e KitKat registraram alta de dois dígitos em 2016. Com isso, as vendas orgânicas da fabricante no País encerraram o ano passado com crescimento na casa de um dígito.
De acordo com a Nestlé, o "forte crescimento orgânico [da receita na América Latina] foi direcionado pelo aumento de preços após a depreciação cambial, na medida em que o crescimento real desacelerou". O segmento de petcare continuou registrando "um crescimento forte em toda a região", acrescentou a Nestlé, em comunicado à imprensa.
As vendas da companhia nas Américas, incluindo Nestlé Waters, Nestlé Nutrition e outros negócios, totalizaram 40,2 bilhões de francos suíços no último ano, um crescimento orgânico de 4,5% no período. Já as vendas totais do grupo Nestlé, considerando todos as regiões nas quais a fabricante atua, avançaram 0,8% para 89,5 bilhões de francos suíços em 2016. Desse total, 42% das vendas vieram de mercados emergentes nos quais a companhia atua, incluindo Brasil.
No período, o crescimento orgânico total da Nestlé foi de 3,2%, expansão real de 2,4%. "A inovação apoiou o crescimento do volume [de vendas totais], com 30% das vendas provenientes de produtos lançados ou renovados nos últimos três anos", destacou a Nestlé, em comunicado. Na linha de nutrição, a companhia destacou o desempenho da linha Mucilon Iron Plus no Brasil em 2016.
Perspectivas
"Em 2017, esperamos um crescimento orgânico entre 2% e 4%. Para gerarmos rentabilidade futura, planejamos aumentar os custos de reestruturação consideravelmente em 2017. Como resultado, espera-se que a margem de lucro operacional bruto nas moedas de valor constante permaneça estável. Os ganhos subjacentes por ação nas moedas de valor constante e a eficiência de capital deverão aumentar", declarou o diretor-executivo da Nestlé, Mark Schneider, em comunicado. A companhia espera ainda manter o crescimento das vendas em volume e a disciplina de custos.
Jéssica Kruckenfellner
Fonte: DCI - São Paulo