Classe C prioriza básicos e segue fazendo a diferença na hora das compras

Leia em 3min 20s

Símbolo máximo da bonança econômica, a classe C não é mais sinônimo de explosão de consumo. Mesmo apostando na racionalização e na seletividade na hora de eleger os produtos que vão entrar no carrinho, essa parcela da população ainda se destaca. De acordo com dados apurados pela Kantar Worldpanel, e que leva em conta 96 categorias, enquanto o volume de consumo total teve um aumento de 1,5% em toneladas, a classe C, sozinha, registrou alta de 3,1% nos últimos doze meses terminados em junho de 2017.

 

A análise de volume das cestas também revela a força do estrado social em comparação ao resto da população. Destaque para limpeza com 10,1% de crescimento x 8,3 (demais classes), higiene e beleza 5,5% x 4,5% e bebidas 3,9% x 2,3%. Alimentos, que no total apresentou queda de 0,4%, atingiram 1,3% de alta na classe C.

 

O grande avanço de compradores das categorias na classe C, assim como para o total da população ocorreu de 2009 a 2014. A partir de 2015, o crescimento desacelerou, e algumas categorias perderam penetração.

 

Entre as categorias que avançaram consistentemente e agora recuam em 2016 e     2017 na classe C, se destacam:

Penetração %

2009

2014

2017

Detergente Líquido Roupa

8

37

36

Bolo Pronto

33

51

48

Leite Aromatizado

55

68

62

Leite Fermentado

36

50

43

Cremes e Loções

67

71

65

 

Entre as categorias que seguem se destacando em penetração na classe C estão azeite, requeijão, molho para salada, catchup e cereal tradicional.

 

Entre as categorias que continuam avançando na classe C se destacam:

Penetração %

2009

2014

2017

Azeite

28

42

48

Requeijão

51

60

65

Molho para Salada

7

9

17

Catchup

57

61

65

Crereal Tradicional

72

72

76

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel


Veja também

Inadimplência das empresas atinge R$ 39,6 bilhões em 2016

A junção da maior crise econômica da história com a necessidade do sistema financeiro de se b...

Veja mais
Varejo avalia como reter talento após nova CLT

São Paulo - Entre os setores com maior rotatividade de mão de obra, o varejo tenta encontrar fórmul...

Veja mais
Black Friday deve faturar mais de R$ 2 bi

São Paulo - A Black Friday deste ano, que oficialmente começa nesta sexta-feira, 24, apesar de muitos vare...

Veja mais
IPCA-15 sobe 0,32% em novembro, ante alta de 0,34% em outubro, revela IBGE

Rio - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,32% em novembro, ...

Veja mais
Queda de alimentos alivia e IPCA-15 sobe 0,32% em novembro, abaixo do esperado

São Paulo - Os preços de alimentos recuaram com força em novembro, fazendo com a prévia da i...

Veja mais
Vendas do comércio têm alta de 0,4% em outubro, diz Boa Vista

As vendas do comércio varejista no País tiveram alta de 0,4% em outubro ante a setembro, com ajuste sazona...

Veja mais
41% dos que comprarão no Natal precisam de renda extra

São Paulo - Cerca de 41% dos brasileiros que pretendem comprar presente de Natal deverão fazer bico para g...

Veja mais
Metade dos brasileiros vai usar a Black Friday para antecipar compras do Natal

São Paulo - Pesquisa realizada pelo Ibope Conecta e pelo Mercado Livre aponta que metade dos brasileiros que pret...

Veja mais
Inflação será maior neste final de ano

Na próxima quinta-feira será divulgado o IPCA-15 (prévia do Índice de Preços ao Consu...

Veja mais