Símbolo máximo da bonança econômica, a classe C não é mais sinônimo de explosão de consumo. Mesmo apostando na racionalização e na seletividade na hora de eleger os produtos que vão entrar no carrinho, essa parcela da população ainda se destaca. De acordo com dados apurados pela Kantar Worldpanel, e que leva em conta 96 categorias, enquanto o volume de consumo total teve um aumento de 1,5% em toneladas, a classe C, sozinha, registrou alta de 3,1% nos últimos doze meses terminados em junho de 2017.
A análise de volume das cestas também revela a força do estrado social em comparação ao resto da população. Destaque para limpeza com 10,1% de crescimento x 8,3 (demais classes), higiene e beleza 5,5% x 4,5% e bebidas 3,9% x 2,3%. Alimentos, que no total apresentou queda de 0,4%, atingiram 1,3% de alta na classe C.
O grande avanço de compradores das categorias na classe C, assim como para o total da população ocorreu de 2009 a 2014. A partir de 2015, o crescimento desacelerou, e algumas categorias perderam penetração.
Entre as categorias que avançaram consistentemente e agora recuam em 2016 e 2017 na classe C, se destacam: | |||
Penetração % | 2009 | 2014 | 2017 |
Detergente Líquido Roupa | 8 | 37 | 36 |
Bolo Pronto | 33 | 51 | 48 |
Leite Aromatizado | 55 | 68 | 62 |
Leite Fermentado | 36 | 50 | 43 |
Cremes e Loções | 67 | 71 | 65 |
Entre as categorias que seguem se destacando em penetração na classe C estão azeite, requeijão, molho para salada, catchup e cereal tradicional.
Entre as categorias que continuam avançando na classe C se destacam: | |||
Penetração % | 2009 | 2014 | 2017 |
Azeite | 28 | 42 | 48 |
Requeijão | 51 | 60 | 65 |
Molho para Salada | 7 | 9 | 17 |
Catchup | 57 | 61 | 65 |
Crereal Tradicional | 72 | 72 | 76 |
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel