São Paulo - Pesquisa realizada pelo Ibope Conecta e pelo Mercado Livre aponta que metade dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday deste ano vão usar a data para antecipar as compras do Natal, em um movimento já percebido pelo varejo nas duas últimas edições.
O levantamento, feito com mais de mil consumidores entre os dias 11 e 17 deste mês, mostra que 83% dos entrevistados planejam fazer compras no próximo dia 24, dos quais 93% disseram que já estão programados financeiramente para o consumo.
"A pesquisa confirmou o que todo o varejo já vinha sentindo: a Black Friday se consolidou como uma das principais datas para o setor. O consumidor está habituado com as promoções e, por isso, vem cada vez mais cedo planejando seu orçamento e monitorando os produtos para garantir uma boa compra", declarou a diretora de marketplace do Mercado Livre no Brasil, Cristina Farjallat, através de nota.
De acordo com o estudo, a maior parte dos brasileiros que tem a intenção de gastar na data promocional começaram a planejar as compras há um mês (36%). Outros 30% iniciaram o planejamento há dois meses,e 29% há mais de três meses.
Previsão de gastos
Em relação aos gastos, a maioria (38%) pretende desembolsar entre R$ 500 e R$ 2 mil, seguido por uma parcela de 13% dos entrevistados que pretendem gastar entre R$ 350 e R$ 500; 10% de R$ 100 a R$ 250; outros 10% mais de R$ 2 mil, e 7% entre R$ 250 e R$ 350. Sobre os meios de pagamento, a compra parcelada será a preferida dos brasileiros este ano, com 63% dos entrevistados optando pelo meio.
Fonte: DCI Online