São Paulo - O tamanho do desconto será decisivo para 43% dos brasileiros que pretendem adquirir um produto durante a edição da Black Friday deste ano. O evento, que acontece no próximo dia 24, já é considerado, para 72% dos ouvidos, a oportunidade para comprar itens com preços menores.
Os números fazem parte de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e mostra que, entre os que não pretendem comprar no evento, os principais motivos são falta de dinheiro (23%), considerar que o momento econômico não é favorável para compras (18%) e a crença de que a promoção não seja real (16%).
Em 2016, 39% fizeram compras na Black Friday. Em relação ao ano passado, 31% pretendem comprar mais produtos no evento deste ano e 27% comprar menos. Já 24% pretendem gastar mais e 39% gastar menos.
Entre os que pretendem gastar mais, os principais motivos são ter mais produtos para comprar (37%), acreditar que os produtos estarão com um preço bom (32%) e ter economizado ao longo do ano para poder gastar (27%).
Em média, os consumidores pretendem comprar três produtos e gastar cerca de R$ 1.047,80 - uma queda de R$ 378,32 em relação a 2016, mas 56% ainda não definiram quantos produtos. Seis em cada dez consumidores (63%) esperam descontos acima de 40%, sendo a média geral de 47% de desconto.
"O tamanho do desconto depende do consumidor fazer pesquisa desde já, anotando e comparando os resultados da busca na Black Friday", lembra a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Fonte: DCI São Paulo