São Paulo (Reuters) - O índice que acompanha vendas do varejo no país apurado pela Cielo, ICVA, teve alta de 0,4 por cento em outubro sobre mesmo mês do ano passado, informou a empresa de meios de pagamento nesta quinta-feira.
“Desde julho, o ritmo do varejo vem se mantendo estável e apresentando índices positivos, refletindo uma melhora visível em relação ao que vínhamos observando até o mês de junho”, afirmou em comunicado à imprensa Gabriel Mariotto, gerente da área de inteligência da Cielo.
O crescimento de outubro, porém, ficou bem abaixo da expansão de 2,4 por cento apurada em setembro por conta de efeitos de calendário, informou a Cielo. Em termos ajustados, a expansão de outubro ante setembro foi de 0,7 por cento.
Segundo a empresa, que levanta os dados a partir das transações realizadas por suas máquinas de cartões de crédito e débito instaladas em lojistas do país, o setor de bens não duráveis mostrou a melhor performance do mês, com aceleração impulsionada principalmente por supermercados e hipermercados. Já o segmento de postos de combustíveis teve nova desaceleração.
A Cielo afirmou que o setor de bens duráveis e semiduráveis apresentou desaceleração, puxada principalmente pelo setor de vestuário em outubro.
Fonte: Reuters