São Paulo - Cerca de 41% dos brasileiros que pretendem comprar presente de Natal deverão fazer bico para garantir renda extra e comprar presentes melhores, segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
"Se o consumidor comprometeu o recurso com outras finalidades, mais um motivo para tentar ampliar a renda. Assim, evita-se fazer novas dívidas que seriam pagas por vários meses ao longo de 2018 ", diz o educador financeiro do SPC , José Vignoli.
A necessidade se deu já que boa parte da população deve usar os recursos do 13º salário, que geralmente ajuda para as compras natalinas, para quitar dívidas ou poupar. Segundo o levantamento, feito em todo o País, cinco em cada dez brasileiros que vão comprar presentes no Natal (49%) pretendem utilizar o 13º nas compras, sendo que 45% vão utilizar apenas uma parte e 4% todo o valor.
Há ainda 12% que não pretendem gastar o 13º salário com presentes de Natal. Considerando aqueles que não utilizarão todo o valor do benefício com as compras, 26% têm a intenção de poupá-lo, 25% planejam utilizá-lo para quitar dívidas e organizar a vida financeira e 11% para pagar IPVA e IPTU. "O ideal é estabelecer prioridades, sendo que o pagamento de dívidas deve ser a primeira delas", diz a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti.
Fonte: DCI São Paulo