Volume de vendas à Classe C sobe 3%

Leia em 1min 40s

São Paulo - Apesar não representar mais uma explosão de consumo, a classe média ainda se mostra bastante relevante para o varejo brasileiro. Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, na análise de itens básicos, o volume de vendas para Classe C saltou 3,1%, enquanto o consumo total subiu 1,5% .

 

De acordo com o estudo, apesar da crise ter tornado os consumidores mais conscientes, a classe emergida a partir de 2003 ainda é fundamental. "Mesmo apostando na racionalização e na seletividade na hora de eleger os produtos que vão entrar no carrinho, essa parcela da população ainda se destaca", comentava o estudo da Kantar Worldpanel. Para o levantamento a empresa levou em conta 96 categorias e calculou o volume de vendas nos últimos doze meses terminados em junho deste ano.

 

A análise de volume das cestas também revela a força deste estrato social em comparação ao resto da população. Destaque para limpeza com 10,1% de crescimento e uma alta 8,3 vezes maior que as demais classes. O segmento de higiene e beleza cresceu 5,5%, o que representa um salto de 4,5 vezes, enquanto o de bebidas subiu 3,9% (ou 2,3 vezes maior). Alimentos, que no total da população viu queda de 0,4%, atingiram 1,3% de alta na classe C. "O grande avanço de compradores das categorias na Classe C, assim como para o total da população, ocorreu de 2009 a 2014. A partir de 2015, o crescimento desacelerou, e algumas categorias perderam penetração", diz a Kantar.

 

O estudo revelou ainda que entre as categorias que mais se destacaram no consumo está o azeite, que hoje está presente em 48% dos lares, ante aos 28% registrado em 2009. O maior salto foi visto no uso de detergente líquido para roupa, que em 2009 estava em 28% dos lares e hoje soma 48%.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


Veja também

63% das lojas esperam mais vendas hoje

Preparados para a Black Friday, que acontece hoje no Brasil, 62,3% dos lojistas apostam que vão vender mais, e qu...

Veja mais
Via Varejo aposta em lojas premium para captar novos clientes, diz gerente de RI

São Paulo - A rede de móveis e eletrodomésticos Via Varejo está apostando em lojas premium p...

Veja mais
IPC-Fipe avança 0,32% na 3ª quadrissemana de novembro

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de ...

Veja mais
Ilan reforça que reformas e ajustes são essenciais para crescimento e inflação baixa

São Paulo - O presidente do Banco Central, Ilan Godlfajn, reforçou nesta sexta-feira que as reformas e aju...

Veja mais
Black Friday sai da internet e ganha as ruas

São Paulo - Depois de desembarcar no Brasil por meio do comércio eletrônico, a Black Friday ganhou a...

Veja mais
Lojistas reclamam de atraso na compensação de pagamentos via cartão

São Paulo - Menos de duas semanas depois das transações feitas com cartão de crédito ...

Veja mais
Mudança em compensação de cartão atrasa pagamento a lojista

Menos de duas semanas depois das transações feitas com cartão de crédito e débito pas...

Veja mais
Inadimplência das empresas atinge R$ 39,6 bilhões em 2016

A junção da maior crise econômica da história com a necessidade do sistema financeiro de se b...

Veja mais
Classe C prioriza básicos e segue fazendo a diferença na hora das compras

Símbolo máximo da bonança econômica, a classe C não é mais sinônimo de ex...

Veja mais