A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os 12 meses seguintes recuou 0,1 ponto percentual em dezembro, para 5,8%, o menor nível desde fevereiro de 2008.
Conforme divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV) ontem (21), a atual tendência começou em fevereiro de 2016, acumulando baixa de 5,6 pontos percentuais no período.
“A expectativa de inflação futura caiu aproximadamente 3 pontos., acompanhando a queda da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). Para o primeiro trimestre de 2018, espera-se continuidade da tendência de queda das expectativas, refletindo, dentre outras coisas, a divulgação do número fechado do IPCA de 2017 abaixo do piso da meta de inflação para o ano, de 3%”, afirma o economista da FGV, Pedro Costa Ferreira, por meio de nota.
Na distribuição por faixas, 44,9% dos consumidores projetaram inflação dentro do intervalo de tolerância da meta (3%-6%) estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional. Valores abaixo do limite inferior (3%) foram citados por 20,4% dos respondentes, um crescimento de 4,4 pontos.
Na análise por renda, destaca-se o recuo de 0,6 ponto percentual da inflação prevista por consumidores com renda familiar até R$ 2.100,00.
Fonte: DCI São Paulo