São Paulo - O profissional brasileiro é um dos menos confiantes com o mercado de trabalho e oportunidades de emprego. O País aparece na 26ª colocação quando questionado se o ambiente de trabalho está favorável: o País teve 61% de confiança ante 66% na média global.
Os dados são do Índice de Confiança Profissional, realizado pela Michael Page em 37 países. O estudo contou com as respostas de 18.131 profissionais. A enquete abordou cinco temas: mercado de trabalho, aumento salarial, conquista de novo emprego, promoção na carreira e desenvolvimento de competências profissionais.
Quando o assunto foi encontrar uma oportunidade de emprego em menos de três meses, a média foi de 60% (contra 67% na média global). Na relação com o ano anterior, o número era de 58% dos brasileiros contra a média global de 63%.
“Ainda há reformas importantes a serem realizadas no Brasil e isso acaba refletindo no ânimo desses profissionais na hora de avaliar o mercado de trabalho”, conta Leandro Pedrosa, gerente executivo da Michael Page.
A promoção na carreira, por sua vez, seguiu o caminho contrário, mostrando os brasileiros entre os mais confiantes, com 73% ante a média global de 62%. Essa modalidade aumentou seis pontos percentuais em relação a 2017 (67%). Outro tema onde os profissionais brasileiros demonstraram mais confiança foi relacionado ao aumento salarial neste ano. O Brasil ficou com 63%, à frente da média global, com 61%. No ano passado, era de 53%.
Quanto ao desenvolvimento de competências, os trabalhadores brasileiros também estão mais otimistas, com 84% dos entrevistados. Há 12 meses, era 80%.
Fonte: DCI