Jornada de compra será tecnológica até 2040

Leia em 1min 30s

Até 2040 a tecnologia levará a uma mudança na jornada de compra dos consumidores, com destaque para a omnicanalidade. A projeção é de um estudo global da Euromonitor sobre a influência da tecnologia na experiência de compra no futuro.

 

A pesquisa apontou que a humanização garantirá longevidade e relevância das marcas, uma vez que, juntamente com o crescente papel desempenhado pelo comércio digital, o desejo de experimentar mais cria mudança fundamental nos valores do consumidor, que tende a priorizar experiências.

 

Desta forma, os consumidores passarão a frequentar lojas físicas apenas para testar produtos e finalizarão as compras de forma online, o que fará com que os estabelecimentos se tornem cada vez mais um centro de experimentação. O estudo deu ênfase para as mudanças nas vitrines, locais de entrada e saída e áreas para avaliação dos itens.

 

Segundo a análise da entidade, nas vitrines, os varejistas poderão enviar alertas personalizados para potenciais consumidores que estejam passando em frente ao local. Além disso, os estabelecimentos do futuro terão uma entrada separada para as encomendas feitas online e as áreas de teste de produtos poderão ser realizadas em ambientes virtuais.

 

Devido à pouca demanda de compra física, os varejistas de todo o mundo terão menos estoques, reposicionando o espaço em centros experimentais. Em relação à jornada de compra, o reconhecimento facial permitirá personalizá-la, adequar as ofertas aos perfis dos clientes e automatizar o processo de checkout.

 

"Para continuar no negócio, as empresas devem continuar a se reinventar", afirmou, por meio de nota, a chefe de pesquisa de consumidores digitais da Euromonitor Internacional, Michelle Evans, acrescentando que será exigida uma atualização tecnológica para a preparação aos clientes futuros.

 

Fonte: DCI


Veja também

Lojistas esperam Natal morno e falam que avanços serão pontuais neste ano

Vulnerável em relação às oscilações de confiança dos lojistas e dos con...

Veja mais
Confiança do comércio cai 0,2% em outubro e contratação cai para o Natal, diz CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado pela Confederaç&ati...

Veja mais
Brasil fecha 3º tri com queda na taxa de desemprego a 11,9%

O mercado de trabalho do Brasil continuou em lenta recuperação no terceiro trimestre com queda na taxa de ...

Veja mais
Preços no atacado perdem força e IGP-M desacelera alta a 0,89% em outubro, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 0,89 por cento em outubro depois de subir 1,...

Veja mais
Tesouro Nacional: Endividamento recua em setembro

O estoque da dívida interna brasileira recuou 0,07%, ao passar de R$ 3,630 trilhões em agosto, para R$ 3,6...

Veja mais
IPCA para 2018 passa de 4,44% para 4,43%, calcula Focus

Os economistas do mercado financeiro alteraram levemente a previsão para o IPCA - o índice oficial de pre&...

Veja mais
Confiança da indústria no Brasil recua pela 3ª vez em outubro e vai ao menor nível em 1 ano

A confiança da indústria no Brasil recuou em outubro pela terceira vez seguida diante da piora no cen&aacu...

Veja mais
Confiança do comércio sobe e volta ao nível pré-greve de maio

A confiança do comércio no Brasil subiu em outubro e atingiu o maior nível em cinco meses, voltando...

Veja mais
Vendas encolheram mais 5,3% no Rio

As vendas do comércio lojista carioca recuaram 5,3% em setembro em comparação com o mesmo mês...

Veja mais