Consumidor evita compras no começo de novembro

Leia em 1min 30s

Nos quinze primeiros dias de novembro o movimento de vendas do varejo paulistano caiu, em média, 1,1% na comparação com o mesmo período de 2017, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

 

“Essa queda decorre de dois fatores atípicos: os feriados prolongados, esvaziando a cidade mais do que o normal por terem sido emendados, e as temperaturas irregulares, que têm prejudicado o desempenho das vendas de roupas e calçados da moda Primavera-Verão”, diz o presidente da ACSP e também da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.

 

Os sistemas a prazo e à vista apresentaram performances distintas na primeira quinzena de novembro, no contraste interanual. As vendas a crédito cresceram 2,1%, favorecidas ainda pelos juros menores, enquanto as transações à vista recuaram 4,2%, em função do clima irregular.

 

Burti frisa que o resultado não deve ser projetado para o mês de novembro como um todo e pode “indicar que o consumidor tenha postergado compras para a Black Friday ou para um período mais próximo do Natal”.

 

Já na comparação com a primeira quinzena do mês anterior, o comércio da capital paulista apresentou retração média de 7% na primeira quinzena de novembro, com reduções tanto no sistema a prazo (-3,1%) quanto à vista (-10,8%). O presidente da ACSP explica que se trata de um desempenho sazonal, visto que nos 15 primeiros dias de outubro o comércio contou com data comercial (Dia das Crianças). O Balanço de Vendas é feito pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

 

Fonte: DCI


Veja também

Brasileiro é desconfiado, mas curioso

Curioso e desconfiado. Esses dois adjetivos definem o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday, que aconte...

Veja mais
Na Black Friday, 40% dos clientes devem ir a loja física

Dos mais de 100 milhões de brasileiros que devem aproveitar as promoções da Black Friday, 40% prete...

Veja mais
Comprar de madrugada vira tática de 19% dos consumidores

Os consumidores que estão esperando as ofertas da Black Friday deste ano aproveitam também a madrugada par...

Veja mais
IPC-S desacelera alta a 0,05% na 3ª quadrissemana de novembro, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou variação positiva de 0,05 por cen...

Veja mais
Prévia da confiança da indústria indica em novembro primeiro avanço em 6 meses, diz FGV

A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil indica em novembro a primeira a...

Veja mais
Varejo cresce 1,1% em outubro mas perde ritmo de aceleração

Levantamento indica que as vendas do setor de varejo apresentaram crescimento de 1,1% no mês de outubro em rela&cc...

Veja mais
Monitor do PIB aponta alta de 0,4% em setembro ante agosto, revela FGV

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% em setembro ante agosto, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo In...

Veja mais
São Paulo registra saldo positivo de 3,5 mil empregos

Pelo segundo mês seguido o varejo paulista gerou empregos com carteira assinada. Em setembro foram 3.554 empregos ...

Veja mais
30% vão antecipar compra do Natal na próxima sexta-feira

O apelo promocional da Black Frida fará com que 30% dos consumidores que vão realizar aquisiç&otild...

Veja mais