Brasileiro é desconfiado, mas curioso

Leia em 2min 40s

Curioso e desconfiado. Esses dois adjetivos definem o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday, que acontece hoje. A avaliação é da chefe de experiência de compra na América Latina do eBay, Juliana Camargo. Com uma operação consolidada em solo norte-americano, a sexta-feira promocional ganha espaço por aqui, e se adapta às peculiaridades dos brasileiros.

 

Entre as maiores varejistas dos Estados Unidos, a plataforma eBay pretende reproduzir aqui a capilaridade que possui em seu país de origem, e entender o comportamento do brasileiro é uma das estratégias para trilhar este caminho. “Os brasileiros geralmente buscam descontos e ofertas durante todo o mês de novembro, já que muitas marcas aqui trabalham com a ideia de um ‘Black November’ ou de uma ‘Black Week’”, comenta ela.

 

Apesar dessa estratégia, que é positiva para o movimento do varejo, ela lembra que ainda há receio por parte dos consumidores. “Por conta da data ainda não estar inteiramente consolidada, vemos que muitos brasileiros desconfiam dos descontos e promoções oferecidas, apesar disso, consumidores brasileiros estão se tornando cada vez mais entusiastas da data”, comenta.

 

Entre os norte-americanos, ela conta que a decisão de compra é mais definida, e a confiança nos preços também é maior. “Os compradores brasileiros têm peculiaridades – são entusiastas de tecnologia, principalmente os eletrônicos, e isso encoraja players destes setores a participarem da data e fazerem ofertas especiais”, comenta.

 

O que esperar?

 

Para Juliana, os planos do eBay no Brasil são promissores, e a Black Friday é uma porta de entrada para consolidação da empresa em solo tupiniquim.

 

“No ano passado, a Black Friday foi o nosso maior dia em termos de compras por brasileiros, e nos últimos dois anos verificamos um crescimento de dois dígitos por ano. Esperamos continuar cada vez mais positivos”, afirma Juliana.

 

Sobre os itens que devem ser mais procurados na edição deste ano da Black Friday ela cita smartphones, tablets, relógios e consoles de videogame

 

“Eles devem continuar liderando as vendas por algum tempo, já que os brasileiros são muito fãs dessa categoria, e como eles são caros para parte da população, os descontos na Black Friday tornam mais atraentes do que o de algumas outras categorias.”

 

Ao longo do ano, ela conta que a empresa tem adaptado o estoque aos anseios do consumidor. “Por isso, garantimos que nosso inventário durante a Black Friday seja relevante para o mercado brasileiro, com itens do mundo todo, oferecidos com grandes descontos.”

 

Segundo ela, as categorias de itens mais procuradas por brasileiros em 2018 foram Partes e Acessórios para Carros, Acessórios para Celular, Produtos de Cuidado com a Pele, Maquiagem, Joias e Relógios.

 

Para fisgar o consumidor, Juliana ressalta que a empresa irá colocar em promoção milhões de itens, alguns deles com frete grátis, e para garantir a compra, a empresa também investiu na experiência do cliente dentro do portal.

 

Fonte: DCI

 


Veja também

Na Black Friday, 40% dos clientes devem ir a loja física

Dos mais de 100 milhões de brasileiros que devem aproveitar as promoções da Black Friday, 40% prete...

Veja mais
Comprar de madrugada vira tática de 19% dos consumidores

Os consumidores que estão esperando as ofertas da Black Friday deste ano aproveitam também a madrugada par...

Veja mais
Consumidor evita compras no começo de novembro

Nos quinze primeiros dias de novembro o movimento de vendas do varejo paulistano caiu, em média, 1,1% na compara&...

Veja mais
IPC-S desacelera alta a 0,05% na 3ª quadrissemana de novembro, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou variação positiva de 0,05 por cen...

Veja mais
Prévia da confiança da indústria indica em novembro primeiro avanço em 6 meses, diz FGV

A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil indica em novembro a primeira a...

Veja mais
Varejo cresce 1,1% em outubro mas perde ritmo de aceleração

Levantamento indica que as vendas do setor de varejo apresentaram crescimento de 1,1% no mês de outubro em rela&cc...

Veja mais
Monitor do PIB aponta alta de 0,4% em setembro ante agosto, revela FGV

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% em setembro ante agosto, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo In...

Veja mais
São Paulo registra saldo positivo de 3,5 mil empregos

Pelo segundo mês seguido o varejo paulista gerou empregos com carteira assinada. Em setembro foram 3.554 empregos ...

Veja mais
30% vão antecipar compra do Natal na próxima sexta-feira

O apelo promocional da Black Frida fará com que 30% dos consumidores que vão realizar aquisiç&otild...

Veja mais