Curioso e desconfiado. Esses dois adjetivos definem o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday, que acontece hoje. A avaliação é da chefe de experiência de compra na América Latina do eBay, Juliana Camargo. Com uma operação consolidada em solo norte-americano, a sexta-feira promocional ganha espaço por aqui, e se adapta às peculiaridades dos brasileiros.
Entre as maiores varejistas dos Estados Unidos, a plataforma eBay pretende reproduzir aqui a capilaridade que possui em seu país de origem, e entender o comportamento do brasileiro é uma das estratégias para trilhar este caminho. “Os brasileiros geralmente buscam descontos e ofertas durante todo o mês de novembro, já que muitas marcas aqui trabalham com a ideia de um ‘Black November’ ou de uma ‘Black Week’”, comenta ela.
Apesar dessa estratégia, que é positiva para o movimento do varejo, ela lembra que ainda há receio por parte dos consumidores. “Por conta da data ainda não estar inteiramente consolidada, vemos que muitos brasileiros desconfiam dos descontos e promoções oferecidas, apesar disso, consumidores brasileiros estão se tornando cada vez mais entusiastas da data”, comenta.
Entre os norte-americanos, ela conta que a decisão de compra é mais definida, e a confiança nos preços também é maior. “Os compradores brasileiros têm peculiaridades – são entusiastas de tecnologia, principalmente os eletrônicos, e isso encoraja players destes setores a participarem da data e fazerem ofertas especiais”, comenta.
O que esperar?
Para Juliana, os planos do eBay no Brasil são promissores, e a Black Friday é uma porta de entrada para consolidação da empresa em solo tupiniquim.
“No ano passado, a Black Friday foi o nosso maior dia em termos de compras por brasileiros, e nos últimos dois anos verificamos um crescimento de dois dígitos por ano. Esperamos continuar cada vez mais positivos”, afirma Juliana.
Sobre os itens que devem ser mais procurados na edição deste ano da Black Friday ela cita smartphones, tablets, relógios e consoles de videogame
“Eles devem continuar liderando as vendas por algum tempo, já que os brasileiros são muito fãs dessa categoria, e como eles são caros para parte da população, os descontos na Black Friday tornam mais atraentes do que o de algumas outras categorias.”
Ao longo do ano, ela conta que a empresa tem adaptado o estoque aos anseios do consumidor. “Por isso, garantimos que nosso inventário durante a Black Friday seja relevante para o mercado brasileiro, com itens do mundo todo, oferecidos com grandes descontos.”
Segundo ela, as categorias de itens mais procuradas por brasileiros em 2018 foram Partes e Acessórios para Carros, Acessórios para Celular, Produtos de Cuidado com a Pele, Maquiagem, Joias e Relógios.
Para fisgar o consumidor, Juliana ressalta que a empresa irá colocar em promoção milhões de itens, alguns deles com frete grátis, e para garantir a compra, a empresa também investiu na experiência do cliente dentro do portal.
Fonte: DCI