Segundo dados da Boa Vista, a demanda por crédito do consumidor cresceu 5,4% em agosto na comparação com julho, já descontadas as influências sazonais. Na análise comparativa com o mesmo período de 2018, o indicador subiu 7,2%. No acumulado em 12 meses, a alta foi de 4,5%.
O segmento de crédito financeiro cresceu 5,9% em agosto. Já o não financeiro evoluiu 5% na mesma base de comparação.
Os números apontam para um lento crescimento da demanda por crédito no último período de 12 meses. Isso demonstra que a recuperação da economia ainda é fraca e o mercado de trabalho ainda está fragilizado, com altos índices de desemprego e subutilização da mão de obra.
Estes indicadores a frustração com a velocidade de recuperação da economia e o aumento do endividamento e do comprometimento de renda fazem com que o consumidor ainda se mantenha cuidadoso e reduzindo gastos. Assim, a demanda por crédito não cresce.
Em agosto, contudo, o indicador registrou uma alta significativa após três meses consecutivos de queda, o que já pode ser reflexo da disponibilização dos recursos do FGTS, os quais poderão ser utilizados tanto para o pagamento ou renegociação de dívidas quanto para a retomada de projetos adiados de consumo.
Fonte: Mercado e Consumo