A alta de 6,7% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado nas vendas de supermercados, além de produtos alimentícios, bebidas e fumo, foi responsável por 78% da alta de 4% nas vendas do varejo no período.
Na comparação com abril, o varejo viu as vendas crescerem 0,8%, acumulando no ano alta de 4,4%. Na avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fez o levantamento, as vendas dos supermercados são um exemplo da influência do “aumento da massa salarial e o comportamento dos preços”. Esse segmento do varejo, que tem maior peso na pesquisa mensal de comércio, registrou alta nas vendas de 0,1% em maio ante abril e acumula, no ano, alta de 6,5%.
As vendas de móveis e eletrodomésticos, contudo, caíram 6,3% em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado. A baixa ocorreu apesar de o governo ter reduzido o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos produtos da linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras).
Veículo: Zero Hora - RS