A melhora na confiança do consumidor paulistano fez a intenção de compra de bens duráveis na região subir 1,8 ponto percentual para o terceiro trimestre deste ano, totalizando 74,2%. O resultado é 12,4 pontos percentuais maior ante o mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série iniciada em 1999, segundo o Programa de Administração do Varejo (Provar), divulgado ontem pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Em relação ao terceiro trimestre de 2008, os maiores crescimentos na intenção de compra foram registrados nos itens automóveis (41,2%), móveis (34,6%), eletroeletrônicos (32,6%), materiais de construção (27%), cama, mesa e banho (16,7%), linha branca (13,1%) e informática (2,8%). Já o segmento telefonia e celular teve variação zero, enquanto cine e foto e eletroportáteis apresentaram retração nas intenções de compra.
Na avaliação do Provar, a melhora no humor da população é nítida em relação ao trimestre anterior. "O consumidor deverá continuar sensível ao ambiente de ofertas, promoções e desoneração fiscal que vem sendo amplamente comunicado."
Sobre o total das compras previstas para ocorrer no terceiro trimestre, os produtos de informática lideram a intenção de compra de 500 consumidores paulistanos, com 14,2%, seguido por linha branca (12,2%), cine e foto (11,6%), móveis (10,4%), telefonia e celulares (9,8%), eletroeletrônicos (9,2%), materiais de construção (7,4%) e automóveis e motos (6,8%).
O professor da FIA, Nuno Fouto, um dos coordenadores do estudo, diz que as condições de compras continuarão sensíveis ao ambiente de ofertas, promoções e desoneração fiscal que vem sendo amplamente comunicado. Já o professor Cláudio Felisoni aponta que está ocorrendo o maior uso do pagamento à vista e a redução do número de parcelas do crediário. "As pessoas ainda não incorporaram as condições mais favoráveis de crédito." Ele endossa que os impactos da crise se refletiram de modo "atenuado" nas vendas totais do varejo. "Apenas a velocidade do crescimento foi alterada", afirmou.
Veículo: DCI