Setor de consumo sai mais cedo da crise e acelera expansão

Leia em 2min 20s

Com a melhora dos indicadores econômicos e os sinais de que a crise econômica ficou para trás, as empresas ligadas ao setor de consumo estão acelerando os planos de expansão e retomando o interesse por aquisições neste segundo semestre. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, ao contrário, a preservação do caixa era preocupação predominante nos discursos dos executivos. Agora, porém, como gastar o dinheiro já voltou a fazer parte da pauta de reuniões.

 

Segundo Carlos Asciutti, sócio da área de fusões e aquisições da Ernest & Young, a procura por negócios voltou com força neste terceiro trimestre, após uma queda de 40% no número de transações na primeira metade do ano.

 

Em alguns segmentos, entre eles o varejo e a indústria de bens de consumo, a expansão do PIB tem um efeito multiplicador, o que faz com que o interesse seja ainda maior por aquisições . Nesse mercados, as vendas costumam crescer acima da economia de forma geral devido à concessão de crédito e à expansão da renda, explica Asciutti .

 

Uma pesquisa feita pela Ernest & Young com 40 fabricantes globais de produtos de consumo mostrou que esse setor está saindo mais cedo da crise que outros segmentos. Quase a metade das indústrias de bens de consumo - 46% mais precisamente - já sentiu uma melhora nos negócios ao longo dos últimos 12 meses, de acordo com o levamento, que foi divulgado na semana passada. Esse percentual cai para 35% quando consideradas as empresas de todos os setores.

 

Entre as varejistas que já sinalizaram que vão acelerar a expansão estão a Renner e a Lojas Americanas. A Renner comunicou recentemente que vai abrir 10 lojas neste ano, duas a mais do que havia previsto inicialmente. Neste segundo semestre, a varejista de vestuário programa inaugurar cinco unidades, chegando a 120 filiais até dezembro.

 

Em entrevista concedida ao Valor em agosto, o diretor financeiro da Lojas Americanas, Roberto Martins, afirmou que a empresa está mais otimista, mas que já não daria mais tempo para abrir um número muito maior de unidades ainda em 2009. No máximo, a companhia conseguiria inaugurar duas ou três lojas a mais. A Americanas abriu quatro lojas no primeiro semestre e prevê inaugurar outras seis nesta segunda metade do ano.

 

Segundo Sergio Citeroni, sócio da Ernest & Young no Brasil, as empresas globais de bens de consumo já estão elaborando estratégias pós-crise. E um dos aspectos que chama a atenção é o forte interesse de se expandir em mercados emergentes: 41% das empresas consultadas disseram que têm planos de fazê-lo.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Indústria estica as operações de financiamento de curto prazo

Ampliou-se a duração média das operações de crédito de curto prazo para a ind&...

Veja mais
Renda mensal dos brasileiros cresce 1,7% em 2008, diz IBGE

O rendimento médio real mensal do trabalho prosseguiu em trajetória de aumento no País em 2008, mas...

Veja mais
Economia terá R$ 140 bi para o Natal

Valor é 20% superior ao de 2008 e refere-se ao pagamento do 13º salário e maior oferta de créd...

Veja mais
Brasileiro compra sem pesquisar

Levantamento da GfK com 1.593 consumidores conclui que a maioria não compara os preços   Boa parte ...

Veja mais
Comércio projeta Natal gordo

Pagamento do 13º salário deve injetar pelo menos R$ 75,8 bilhões na economia no final do ano   ...

Veja mais
País sobe em ranking de investimento externo

Relações externas: Com entrada recorde de US$ 45 bi em 2008, Brasil fica em 10º na lista dos que mais...

Veja mais
Executivos de 400 empresas globais pedem à ONU acordo climático "robusto"

Quatrocentos presidentes e CEOs de grandes empresas do mundo assinam uma declaração internacional que ser&...

Veja mais
Inflação em São Paulo recua para 0,42% no início de setembro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econ&oci...

Veja mais
Governo corre para votar taxação da poupança

Congresso: Proximidade das eleições dificulta tramitação de projeto que já enfrenta c...

Veja mais