A produção industrial paulista deve registrar elevação de 1,6% entre agosto e setembro, com ajuste sazonal. A indicação é dada pelo Sinalizador da Produção Industrial (SPI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a AES Eletropaulo. No confronto com setembro de 2008, no entanto, a projeção é de recuo de 6,7% na atividade fabril paulista. No acumulado em 12 meses, a queda prevista fica em 10,3%.
O indicador tem como principal base a carga total de energia elétrica distribuída pela Eletropaulo no período em questão. A ideia é que o SPI possa mostrar as tendências da produção industrial do Estado cerca de um mês antes do resultado oficial, divulgado pelo IBGE. Além da carga de energia, o indicador é composto por variáveis como o índice da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, taxa de juros e produção de automóveis.
Já o levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do indicador Sensor, mostra que percepção dos empresários sobre o ambiente de negócios alcançou neste mês o melhor nível desde junho de 2006. O Sensor apontou 59,3 pontos na primeira quinzena de outubro, o maior nível da série.
Formado por cinco quesitos de atividade, o Sensor mostra que a avaliação do empresariado sobre o mercado apontou 65,9 pontos, a segunda melhor posição da série, superada apenas pelo levantamento da segunda quinzena de setembro (66,7 pontos).
Na avaliação de vendas, o indicador registrou 63,2 pontos, também o melhor desempenho observado na série. "O Sensor está gritando que a situação vai melhorar", diz Paulo Francini, diretor da Fiesp. Em relação aos estoques, o empresariado também sinaliza uma situação equilibrada, de 51,3 pontos. Números muito acima ou abaixo de 50 pontos indicam desequilíbrio nessa variável.
No quesito emprego, o índice fechou a quinzena em 56,5 pontos, o que sinaliza intenção de contratações. A Fiesp avalia que o setor de bens de capital deve retomar as contratações, o que consolida a recuperação da economia. O indicador mostra também que as intenções de investimento estão sendo mantidas.
Veículo: Valor Econômico