A companhia francesa Rhodia deverá investir US$ 200 milhões nos próximos três ou quatro anos no Brasil, informou ontem o presidente do grupo, Jean-Pierre Clamadieu, em visita ao País. O executivo sinalizou que as linhas de poliamida, plásticos de engenharia e fios têxteis devem ser algumas das beneficiadas com o plano de expansão da companhia.
Maior mercado mundial do grupo em volume de vendas, o Brasil também aparece como alternativa para aquisições da empresa francesa. "Estamos olhando oportunidades, mas observamos opções de aquisições bem focadas", destacou o executivo, alertando que a prioridade é encontrar empresas que ajudem a Rhodia a crescer em mercados prioritários.
Clamadieu disse estar animado com o cenário que se desenha para o Brasil, mas ressalvou a preocupação da companhia com a valorização do real frente ao dólar. "A principal questão agora é saber se o Brasil pode ser uma plataforma para exportação", assinalou.
Outras barreiras às pretensões do grupo francês, de transformar a unidade brasileira numa base para outros mercados, são a carga tributária e a estrutura logística no País. A Rhodia exporta 30% do que produz no Brasil, mas quer elevar esta fatia.
Segundo o presidente da Rhodia para América Latina, Marcos de Marchi, o grupo ainda não tem nada de concreto em vista em termos de aquisição, mas não pode demorar a se decidir, pois os preços vão subir com a recuperação das economias. "Os preços baixos dos ativos propiciam um bom momento para esse tipo de movimento", afirmou.
CÂMBIO. Clamadieu ressaltou ainda que o mercado brasileiro foi um dos primeiros a sair da crise, juntamente com o asiático. O ambiente de negócios ao longo do terceiro trimestre deste ano, segundo ele, já apresentou indicadores semelhantes aos apurados no período pré-crise. Apesar da melhoria do cenário, a companhia mostra-se preocupada com a recente valorização do real em relação ao dólar.
Atualmente, o Brasil representa 17% do faturamento da Rhodia que, em 2008, somou 4,76 bilhões de euros. A subsidiária opera cinco fábricas no Brasil.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ