Uma nova maneira de vender frutas, legumes e verduras

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O Pão de Açúcar e o Carrefour criaram programa de qualidade para compra direta do produtor e já rivalizam com o maior entreposto do Brasil.

 

A concentração, por meio de aquisições e fusões nos setores de super, hipermercados e atacarejos, e os investimentos na formação de uma carteira própria de fornecedores para essas novas redes mudou, nos últimos anos, a configuração da distribuição, produção e comercialização de frutas, legumes e verduras (FLV) e outros perecíveis, como carnes e pescados.
 


Apenas duas grandes redes de varejo alimentar, o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour, que criaram programas de qualidade específicos para estabelecer a compra direta, já caminham para rivalizar em produção, distribuição e vendas mensais com o maior entreposto estatal de atacadistas brasileiro, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
 


O Pão de Açúcar, com o programa Qualidade Desde a Origem movimenta 100 mil toneladas de frutas, verduras e legumes todos os meses. O Carrefour já comercializa 75 itens de perecíveis, principalmente frutas, originados do programa de compra direta do produtor Garantia de Origem Carrefour. A Ceagesp, entre janeiro e outubro deste ano, movimentou, em média, 320 mil toneladas de FLV, pescados e flores mensalmente.
 


Formado pelas redes Pão de Açúcar, Extra, Extra Perto, Extra Fácil, CompreBem, Sendas e Assai, o Grupo Pão de Açúcar investiu R$ 3 milhões no programa Qualidade Desde a Origem. De acordo com o diretor comercial de FLV do grupo, Leonardo Miyao, a implantação do sistema, em andamento desde 2004, é um bom negócio para todos os envolvidos.
 


Para a empresa, que otimiza lucros e acaba com estoques, pois recebe os produtos dentro de um rígido cronograma diário. Para a carteira dos cerca de 750 produtores, que são obrigados a qualificarem a produção, além de terem contratos com garantia de venda durante toda a safra, e para o cliente, que encontra preços melhores, com qualidade e transparência na informação da origem dos produtos.  "O programa foi estabelecido para atender à demanda cada vez mais das exigências de qualidade de nossos consumidores", disse o diretor comercial. Hoje, 90% de todo o volume de FLV comercializado pelo grupo vem do programa de qualidade. A intenção é chegar, em breve, em 100% da tonelagem.
 

 

Com 1.055 lojas, o Grupo Pão de Açúcar está presente em 18 estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e no Distrito Federal. O programa Qualidade, de acordo com a empresa, tem o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), que ministra treinamento aos fornecedores sobre o monitoramento de boas práticas agrícolas (BPA), para o manejo correto de produtos/agrotóxicos no campo, no processamento do produto final e no controle de suas condições físicas.
 


Carrefour – Com 190 unidades instaladas em 13 estados e no Distrito Federal, o Carrefour não informa qual é o total de comercialização mensal de perecíveis, como frutas, legumes e verduras, carnes bovina, suína e de frango caipira, além de pescados, distribuídos entre as 113 unidades Carrefour Hipermercados, 38 unidades do Carrefour Bairro, 340 da bandeira Dia% e 56 centros de atacarejo. Hoje, a rede mantém o programa de qualidade e compra direta com 13% dos fornecedores de frutas, verduras e legumes. A meta é chegar a 15%, em 2010, com uma projeção considerada ousada de bater os 100% nos próximos anos, diz o gerente nacional de Produtos com Garantia de Origem do Carrefour, Daniel Pereira Alexandre. Os 75 produtos perecíveis oferecidos pela rede são adquiridos junto a 195 produtores, a maioria de pequenos e médios.
 

 

O programa Garantia de Origem Carrefour, criado pelo Carrefour na França, em 1992, e implantado no Brasil sete anos depois, é um conjunto de normas que preveem desde boas práticas de produção, como o rígido controle sobre o uso de defensivos agrícolas e a rastreabilidade do que é cultivado, até questões sociais e trabalhistas, como a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual e o registro profissional de todos os funcionários do fornecedor. A preservação ambiental é outra exigência do programa.
 


"A princípio, o produtor pode até achar que vai gastar mais dinheiro para entrar nas nossas normas de qualidade, mas, com o tempo, ele percebe que as certificações e o controle de produção ampliam suas possibilidades de negócios e, com o Carrefour, têm a garantia de venda", disse o gerente. Segundo Alexandre, a rede no Brasil retomou a comunicação interna das lojas para reforçar aos clientes a garantia de origem dos produtos perecíveis renovados diariamente em todas as lojas.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


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