Altenburg planeja crescer 15% em 2010

Leia em 2min 10s

A Altenburg, empresa catarinense do setor de cama, mesa e banho, estima que fechará o ano com um crescimento de 5% no faturamento em relação ao ano passado. A empresa inicia 2010 com estimativa de um crescimento de 15%, depois de um último trimestre forte em vendas, principalmente, de travesseiros, chegando a 1 milhão de unidades por mês, patamar histórico, 50% maior do que o volume comercializado no início do ano.

 

De acordo com o diretor comercial e de vendas, Quilian Rausch, a alta de 5% no faturamento foi considerada boa pela empresa, dado que 2009 começou de forma muito pessimista. "Entre janeiro e fevereiro parecia que o mundo ia desabar, mas lentamente as nuvens foram se dissipando, as vendas foram chegando a uma certa normalidade a partir de maio, com volumes fortes a partir de setembro", explicou ele, afirmando que inicialmente a meta para o ano era também atingir 15% de expansão.

 

O aumento de faturamento, segundo ele, ocorreu em um cenário no qual não houve possibilidade de reajuste de preços. A empresa, que historicamente concentra a maior parte das suas vendas no mercado nacional, sentiu a concorrência mais acirrada das tradicionais exportadoras de cama, mesa e banho, que se voltaram mais ao mercado interno para fugir da valorização do real ante o dólar nas exportações. Além disso, houve um aumento sensível das importações de produtos similares.

 

Dentre as estratégias usadas pela Altenburg em 2009 estiveram a diversificação maior do seu portfólio de produtos, atendendo das classes A à D, além de uma inserção maior de marketing em programas de televisão, alertando sobre a importância da troca do travesseiro a cada cinco anos. Além da Altenburg, a empresa é dona da marca Bom Sono.

 

Em 2009, as exportações da empresa responderam por 6% do volume total de vendas, ante 8% no ano anterior. Para 2010, Rausch diz que não "enxerga o mercado externo como uma alternativa muito viável" e pretende manter a fatia em 6%.

 

No ano que vem, o foco continua sendo principalmente o mercado nacional. Em fevereiro, a Altenburg coloca em operação uma fábrica no Nordeste e pretende ampliar a participação dessa região nas suas vendas, dos atuais 18% para 22% no próximo ano. A unidade, localizada na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), recebeu investimentos de R$ 17 milhões e foi locada por três anos até que a empresa construa sua própria fábrica na região
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Rede Tok & Stok retoma planos de expansão

Grupo pretende abrir mais 12 lojas no País até 2012   Depois de adiar seus investimentos em 2009 po...

Veja mais
Produtos da ceia têm diferença de até 124%

Uma pesquisa feita pelo Procon-SP com produtos da Ceia de Natal mostra diferença de até 123,5% nos pre&cce...

Veja mais
Moda abre espaço para os estilistas em cada pessoa

O Facebook, o Twitter e outros sites de relacionamento social estão ajudando as marcas de roupas a se comunicar e...

Veja mais
Fnac perde direito de registrar nome no Brasil

A rede de livrarias Fnac, de origem francesa, perdeu na quinta-feira, o direito ao registro do nome no Brasil. A Quarta ...

Veja mais
CMN autoriza banco a ampliar limite de crédito a produtor

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou ontem, em reunião ordinária, os bancos a ampliarem em...

Veja mais
Conab ratifica queda na qualidade do café

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima sua projeção para a safra 2009 de caf&eacu...

Veja mais
Cotações agrícolas têm perspectivas melhores em 2010

Agronegócio: Área plantada deve crescer 0,7% e a safra poderá chegar a 140,9 milhões de tone...

Veja mais
Indústria de alimentos prevê crescimento de dois dígitos

Ninguém no setor de alimentos e bebidas economiza números em relação a 2010. As indús...

Veja mais
Walmart reforça atuação na região do ABC paulista

O Walmart Brasil inaugura nesta semana duas unidades TodoDia em Santo André, totalizando sete lojas no ABC Paulis...

Veja mais