Uma pesquisa feita pelo Procon-SP com produtos da Ceia de Natal mostra diferença de até 123,5% nos preços dos itens na capital paulista. O levantamento feito pelo órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo foi realizado entre os dias 26 e 27 de novembro em dez estabelecimentos e divulgado ontem. Biscoitos, champanhe, caixas de bombons, carnes, frutas em calda e panetones foram os produtos analisados.
A maior diferença foi encontrada no chocotone de 80 gramas da Bauducco, que custava R$ 5,99 no supermercado D'Avó (zona leste) e R$ 2,68 no Andorinha Hipermercado (zona norte) e no Dias Pastorinho (zona sul).
Na comparação dos produtos pesquisados no levantamento deste ano e no de 2008, o Procon-SP constatou que houve, em média, acréscimo no preço de caixas de bombons (3,36%), frutas em calda (5,06%) e panettones (3,74%). Já em carnes, houve redução de 7,63%. Nesse período (dezembro de 2008 a novembro passado), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe registrou variação de 3,63%.
Comparação. O Procon-SP informou que, durante o levantamento, alguns estabelecimentos estavam desabastecidos e que grande parte dos supermercados atua com marcas próprias, o que inviabiliza a comparação de preços, já que a qualidade do produto pode variar. Isso foi verificado, principalmente, nas frutas secas.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ