Mesmo antes de terminar as vendas de Natal, várias redes de papelaria e supermercado vivem a expectativa da volta às aulas, que representa o melhor período de vendas do setor especializado no ano (janeiro a março), ou seja, 65% do faturamento das lojas do segmento, se comparado a outros meses. Desta forma, varejistas de material escolar garantem que já reforçaram os estoques há pelo menos 2 meses, para não perder clientes por falta de produtos, e já planejam a antecipar a chegada dos itens de volta às aulas nas prateleiras no próximo fim de semana de dezembro.
De olho na possibilidade de aumentar as vendas em 6%, em comparação com o mesmo período do ano passado, a Armarinhos Fernando, loja tradicional na venda de material escolar, já garantiu o estoque e promete colocar as mercadorias em evidência nas lojas antes de começar o mês de janeiro, segundo Ondamar Antonio Ferreira, gerente da loja matriz da empresa. "Acho que vamos mudar os produtos já no primeiro sábado depois do dia 25, e oferecer materiais diversos para o público na volta às aulas."
Outra rede que garante estar pronta para o período de volta às aulas é a Kalunga, que vende artigos de papelaria tanto no atacado como no varejo e está preparando suas 60 lojas para atender à forte demanda por material escolar, que chega a representar 30% do faturamento da empresa no ano, segundo Hoslei Pimentada, gerente comercial da rede. "A expectativa para o início de 2010 é excelente. Queremos lucrar até 15% mais do que neste ano, em que a sazonalidade da volta às aulas compôs 30% do faturamento da empresa."
Para atrair ainda mais o consumidor às lojas, a Kalunga vai oferecer parcelamento das compras em até 10 vezes sem juros no cartão da rede. "É uma forma de garantir ao consumidor o acesso às novidades que a loja vai ter", conta Hoslei.
Guilherme Baldacci, diretor de Treinamento e Desenvolvimento da consultoria Gouvêa de Souza & MD, acredita ser importante planejar quais materiais serão comprados, porque na volta às aulas parte das escolhas é determinada por tendências do público mais jovem: há produtos que tradicionalmente têm maior procura, como os cadernos licenciados de desenhos animados, times de futebol ou filmes. "O comerciante precisa fazer uma previsão de quais serão as preferências da garotada e então apostar nesses produtos."
Materiais como canetas, lápis, borrachas, porém, entre outros itens que não têm tanta variação de modelo, podem ser comprados e estocados com antecedência. "Destes produtos é possível fazer planejamento melhor e evitar problemas de furos no estoque durante a melhor oportunidade de vendas", declara ele.
O professor Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), acredita que o varejista do ramo precisa estar atento para não se atrasar nas compras. "Comprar com antecedência pode ser uma estratégia que favorece um pouco o lojista", afirma.
Início de ano
De acordo com o diretor da Gouvêa de Souza, as vendas de artigos pré- volta às aulas é sempre uma boa aposta para alavancar os resultados do varejo no primeiro trimestre. "Os consumidores entendem que a compra destes itens é fundamental e não pode ser adiada para o meio do ano. Por isso, mesmo antes de acabar o ano, as pessoas já se programam, com uma reserva, para ir às compras em janeiro", diz.
Segundo Baldacci, a expectativa do comércio de papelaria para 2010 é fruto dos resultados positivos do setor neste ano: "Até outubro, a área de papelaria cresceu 10,2% em relação a 2008. Já a área de informática e material de escritório teve aumento de 14,5%", diz o diretor, que se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O setor de papelaria está entre os segmentos que mais cresceram neste ano. Afora ele, apenas o de perfumaria, e em 2010 deve crescer ainda mais."
De olho no reaquecimento da economia e na proximidade da volta às aulas, empresas como a Bic, tradicional fabricante de itens de papelaria, aposta na ampliação do portfólio para crescer acima de 10%, sobre as vendas do ano passado, com novidades como a linha de borrachas e novas licenças para a capa dos cadernos, como a linha Disney - sucesso de vendas no início de 2009 "A expectativa é boa, porque esse período é a melhor época de vendas para a empresa", conta Anderson Gallo, gerente de Produtos de Papelaria da Bic.
Veículo: DCI