A Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (Anav) que tem sede em Jundiaí, interior de São Paulo, decidiu investir em responsabilidade social. Além de lançar um site -www.vinagrecontradengue.com.br - voltado exclusivamente ao uso do vinagre no combate à larva do mosquito da dengue, a Anav está criando um comitê técnico voltado para a saúde.
"Estamos desenvolvendo, para os nossos associados, um comitê técnico e voltado para a saúde. Dentro desse comitê haverá médicos, pesquisadores e nutricionistas para ajudar a Anav a desenvolver as outras utilidades do vinagre, embasada em algumas outras pesquisas. Nós começamos com a dengue e agora nós vimos que temos outras frentes para estar desenvolvendo", disse a presidente da Anav, Bianca Borin.
O site informa das pesquisas que levaram ao uso do vinagre para combater a larva do mosquito que provoca a dengue. O site também mostra a Nota Técnica nº 109/2006, do Ministério da Saúde, que incorporou, na rotina do Plano Nacional de Combate à Dengue, o vinagre, como uma metodologia alternativa no controle ao vetor da dengue. O site também pretende abrir um espaço de comunicação com a população, tirando dúvidas sobre a utilização do vinagre no combate à dengue e outras questões pertinentes sobre o tema.
Os internautas que quiserem conhecer as matérias veiculadas na mídia sobre o assunto têm, à esquerda do site, os botões "Rádio", "TV", "Jornais e Revistas" e "Internet". No item "Documentação", poderão ser lidas as informações do Ministério da Saúde sobre o uso do vinagre no combate à dengue.
O site tem ainda um espaço destinado a responder às dúvidas dos internautas e para isso basta enviá-las, que a Anav possui especialistas que responderão. Os questionamentos mais freqüentes serão publicados no site. O site conta também com um espaço em que são explicados os múltiplos usos do vinagre, que vai além do tradicional uso na culinária, indo da limpeza doméstica à saúde, passando pela beleza.
Setor
A Anav tem 30 empresas associadas distribuídas em todo o território nacional, 100% das quais de gestão familiar. A previsão é de que em 2008 sejam consumidos 173 milhões de litros no mercado doméstico, com faturamento estimado em R$ 198 milhões.
O vinagre de álcool representa 80% desse volume comercializado. A entidade desenvolve também uma campanha nacional para mostrar à população que o vinagre não é apenas uma commodity, mas já existem disponíveis, no Brasil, produtos com valor agregado, como os vinagres produzidos a partir de frutas e os balsâmicos.
Veículo: DCI