Nem mesmo o ano turbulento de 2009, com a crise financeira global e um cenário econômico não muito otimista em algumas áreas, a 11ª rede considerada pelo setor supermercadista no País, a Cooperativa de Consumo (Coop), afirma não ter tido do que reclamar, por ter alcançado números favoráveis de crescimento nos negócios, se firmando como importante para o polo do ABC. Tanto que a Cooperativa encerrou o ano com crescimento nominal de 13%, índice superior aos 11% estimados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O faturamento bruto da Coop, que afirma ser a maior cooperativa da América Latina, foi cerca de R$ 1,3 bilhão. Este ano, a previsão é crescer 17,2% e fechar com movimento R$ 1,6 bilhão.
A Cooperativa de Consumo conta hoje com 29 unidades de distribuição em operação, sendo 25 no modelo tradicional: 17 no ABC paulista, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, uma em Tatuí, uma em Piracicaba, uma em São Vicente, e quatro Zapt Coop em Santo André.
Segundo o presidente da Coop, Antonio José Monte, o ano de 2009 para o comércio varejista "foi excelente" já que o consumidor cortou alguns gastos supérfluos e passou a se abastecer com maior frequência nos supermercados. "Não se pode esquecer que o varejo brasileiro foi muito beneficiado pelo crescimento real do salário, maior índice de carteiras assinadas e continuidade da facilidade na obtenção de crédito", explica Monte.
Na Coop, o desempenho em 2009 está atrelado a vários aspectos como a ampliação da rede com a inauguração da terceira unidade em São José dos Campos e duas unidades Zapt Coop (loja de proximidade) em Santo André, administração eficiente e novas ferramentas estratégicas para ampliar o relacionamento com os cooperados. Este programa, denominado de Gestão de Cooperados, elaborado em parceria com a Peppers & Rogers realizou 79 campanhas de relacionamento em 2009 e envolveu mais de 1,6 milhão de cooperados.
Esse volume de cooperados impactados com o trabalho de relacionamento gerou um incremento no faturamento em 2009 na ordem de R$ 22 milhões e a estimativa é chegar em 2010 com aumento anual no faturamento de R$ 36 milhões. "A cada ano, vamos aperfeiçoando nossas ferramentas e temos certeza que estamos no caminho certo", afirma.
Neste ano, a Coop continuará investindo na ampliação e diversificação de serviços. Serão aplicados R$ 45 milhões em seis novas unidades de distribuição, sendo que uma será inaugurada em fevereiro em Santo André e outra, com previsão de inauguração em março, na cidade de Mauá, que receberá também a nova Central de Panificação que aumentará a capacidade de produção em até quatro vezes em relação a atual, localizada em Ribeirão Pires.
A Cooperativa também prevê no seu plano estratégico para 2010 a implantação de postos de gasolina e duas drogarias de rua com a marca Coop.
Na região do ABC, a Cooperativa detém 24% de market share e no ranking 2008 da Abras ocupa o 11º lugar em fornecimento bruto. Possui o cartão Private Label Coop Fácil, em parceria com o Banco Bradesco e mantém convênios com cerca de 500 empresas, por meio do Coop Fácil Alimentação e Coop Fácil Drogaria, beneficiando cerca de 10 mil pessoas que adquirem medicamentos e produtos alimentícios com condições especiais.
Veículo: DCI