Coop prevê crescer este ano 17% e movimentar R$ 1,6 bi

Leia em 3min

Nem mesmo o ano turbulento de 2009, com a crise financeira global e um cenário econômico não muito otimista em algumas áreas, a 11ª rede considerada pelo setor supermercadista no País, a Cooperativa de Consumo (Coop), afirma não ter tido do que reclamar, por ter alcançado números favoráveis de crescimento nos negócios, se firmando como importante para o polo do ABC. Tanto que a Cooperativa encerrou o ano com crescimento nominal de 13%, índice superior aos 11% estimados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O faturamento bruto da Coop, que afirma ser a maior cooperativa da América Latina, foi cerca de R$ 1,3 bilhão. Este ano, a previsão é crescer 17,2% e fechar com movimento R$ 1,6 bilhão.

 

A Cooperativa de Consumo conta hoje com 29 unidades de distribuição em operação, sendo 25 no modelo tradicional: 17 no ABC paulista, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, uma em Tatuí, uma em Piracicaba, uma em São Vicente, e quatro Zapt Coop em Santo André.

 

Segundo o presidente da Coop, Antonio José Monte, o ano de 2009 para o comércio varejista "foi excelente" já que o consumidor cortou alguns gastos supérfluos e passou a se abastecer com maior frequência nos supermercados. "Não se pode esquecer que o varejo brasileiro foi muito beneficiado pelo crescimento real do salário, maior índice de carteiras assinadas e continuidade da facilidade na obtenção de crédito", explica Monte.

 

Na Coop, o desempenho em 2009 está atrelado a vários aspectos como a ampliação da rede com a inauguração da terceira unidade em São José dos Campos e duas unidades Zapt Coop (loja de proximidade) em Santo André, administração eficiente e novas ferramentas estratégicas para ampliar o relacionamento com os cooperados. Este programa, denominado de Gestão de Cooperados, elaborado em parceria com a Peppers & Rogers realizou 79 campanhas de relacionamento em 2009 e envolveu mais de 1,6 milhão de cooperados.

 

Esse volume de cooperados impactados com o trabalho de relacionamento gerou um incremento no faturamento em 2009 na ordem de R$ 22 milhões e a estimativa é chegar em 2010 com aumento anual no faturamento de R$ 36 milhões. "A cada ano, vamos aperfeiçoando nossas ferramentas e temos certeza que estamos no caminho certo", afirma.

 

Neste ano, a Coop continuará investindo na ampliação e diversificação de serviços. Serão aplicados R$ 45 milhões em seis novas unidades de distribuição, sendo que uma será inaugurada em fevereiro em Santo André e outra, com previsão de inauguração em março, na cidade de Mauá, que receberá também a nova Central de Panificação que aumentará a capacidade de produção em até quatro vezes em relação a atual, localizada em Ribeirão Pires.

 

A Cooperativa também prevê no seu plano estratégico para 2010 a implantação de postos de gasolina e duas drogarias de rua com a marca Coop.

 

Na região do ABC, a Cooperativa detém 24% de market share e no ranking 2008 da Abras ocupa o 11º lugar em fornecimento bruto. Possui o cartão Private Label Coop Fácil, em parceria com o Banco Bradesco e mantém convênios com cerca de 500 empresas, por meio do Coop Fácil Alimentação e Coop Fácil Drogaria, beneficiando cerca de 10 mil pessoas que adquirem medicamentos e produtos alimentícios com condições especiais.

 

 

Veículo: DCI


Veja também

Levantamento revela potencial para maior consumo de orgânicos

Sustentabilidade: Segundo Market Analysis, em grandes cidades 17,3% dizem adquirir esse gênero de produto  &...

Veja mais
Compra da Cadbury pela Kraft põe fim a laços com "quakers"

Um dos últimos laços diretos ainda existentes entre grandes companhias do Reino Unido e suas raízes...

Veja mais
Lista das maiores varejistas tem três brasileiras

Ranking das 250 com maior receita inclui Pão de Açúcar, Casas Bahia e Lojas Americanas   H&a...

Veja mais
Cristália inaugura 4ª unidade fabril no estado

Com aportes de R$ 160 milhões e a proposta de reunir em seu complexo o que existe de mais avançado no segm...

Veja mais
Cristália inaugura nova planta já com planos de quadruplicar a produção

O laboratório brasileiro Cristália inaugurou uma nova planta em Itapira (SP), na última sexta-feira...

Veja mais
Impala cria coleção para crescer

A Impala resolveu abocanhar a demanda de vendas de itens de beleza e de olho no verão lança as cores neons...

Veja mais
Clube de compras do Walmart vai demitir 11,2 mil nos EUA

A rede americana Walmart, maior supermercadista do mundo, anunciou que vai demitir 11,2 mil funcionários do clube...

Veja mais
Brasil tem três redes no ranking mundial

Há três empresas brasileiras no ranking das 250 maiores varejistas do mundo. A edição de jane...

Veja mais
Apreendido sal com pouco iodo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão, em todo o Pa&iacut...

Veja mais